São Paulo, terça-feira, 18 de abril de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Ônibus seria opção para 73% dos paulistanos

DA REDAÇÃO

O ônibus foi apontado por 73% dos entrevistados como o meio de locomoção que passarão a utilizar se o rodízio de carros for adotado.
A segunda opção seria o metrô -31%. Uma parcela significativa, 12%, passaria a andar a pé. Outras alternativas mencionadas foram carona e trem (4% cada), táxi (3%), bicicleta e moto (1% cada).
Apenas 2% dos entrevistados disseram que comprariam outro carro com placa alternativa para poderem utilizar um meio próprio de locomoção todos os dias.
Em cidades que adotaram sistemas de rodízio, a compra de outro carro é uma das principais críticas feitas por pessoas contrárias à alternância (leia na página 3-7).

Sugestões
Os paulistanos apontaram a regulagem adequada dos veículos e a fiscalização como alternativas para tentar reduzir a poluição.
Em respostas espontâneas, 19% sugeriram a regulagem dos escapamentos, 2% a dos motores e 2% a de ônibus e caminhões. 8% lembraram da fiscalização dos carros.
Apesar de não dizerem como isso poderia ser feito, 9% sugeriram a retirada de veículos das ruas.
A proibição da circulação de carros e caminhões no centro, outra medida polêmica de combate à poluição que já esteve em discussão na cidade, foi lembrada por 2% dos entrevistados.
Apesar de não serem as grandes responsáveis pela poluição na cidade, as indústrias aparecem como alvo de várias propostas.
Para 14%, elas deveriam ser conscientizadas da importância do uso de filtros antipoluentes. A fiscalização e multa das indústrias poluidoras foi sugerida por 10% dos entrevistados -4% pediram sua mudança para o interior.
As indústrias respondem hoje por cerca de 10% da poluição, índice próximo ao registrado na maioria das grandes metrópoles.
Ainda foi sugerida a ampliação do plantio de árvores (5%) e das linhas de trem e metrô (5%).

Texto Anterior: Ambulância terá 'faixa exclusiva' na Paulista
Próximo Texto: Restrição pode ser reduzida
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.