São Paulo, terça-feira, 18 de abril de 1995
Texto Anterior | Índice

Igreja Universal; Brizola; Congresso e FHC; Florestan; Ensino público; Fisiologismo; Collor; Aposentadorias; Importados; Niemeyer; Homossexualismo

Igreja Universal
"A 'Igreja Universal do Reino de Deus' não passa de mais uma seita perigosa, pois aproveita-se da boa-fé do povo para explorá-lo e mantê-lo na alienação. É lamentável que se use o nome santo de Jesus para induzir tantas pessoas ao erro, dando mais ênfase à ação do Diabo de que ao poder salvífico de Cristo que, com a sua morte e sua ressurreição, venceu o poder do mal de uma vez por todas."
Valdiran Ferreira dos Santos (São Paulo, SP)

Brizola
"É uma pena não poder dizer: 'Viva a imprensa brasileira'. Por quê? Porque a imprensa escrita brasileira é simplesmente uma extensão da mídia internacional, noticiando o que não é importante, na maior parte das vezes. Brizola no programa de 13/04 denunciou a tentativa de golpe contra o trabalhador e a nação brasileira através do neoliberalismo e, também, a imprensa que nada faz para alertar contra essa tendência golpista. Chegou a hora de a imprensa nacional mostrar a cara dos inimigos do Brasil. Que tal a Folha dar esse primeiro passo?"
Henrique Mariani (Belo Horizonte, MG)

Congresso e FHC
"Li e refleti sobre o artigo de 13/04, de Gilberto Dimenstein, 'Lamentação precoce'. A observação que fez, entendo, é de boa ótica. Todavia, ousei projetar essa mesma observação e concluí uma obviedade: esses congressistas são uns espertos. Aprovaram as loucuras do ex-presidente Collor, pois, em verdade, temiam pela loucura maior: fechamento do Congresso. Do FHC, apesar do pedido que fez um dia para que esquecessem o que teria escrito, sabem os congressistas que ele é adepto de uma dogmática dialética e não das loucuras (práxis). Confortáveis, tornam FHC refém do seu próprio discurso e valorizam a moeda de troca. E nós ainda tentamos compreender esse 'nhenhenhém' todo."
Herculano Domício Martins (Blumenau, SC)

Florestan
"Gostaríamos de externar nossa concordância com o artigo do professor Florestan Fernandes, publicado na edição de 10/04 da Folha. Tivemos a grata satisfação de conviver com o professor nos últimos quatro anos em que discutimos o projeto de lei de diretrizes e bases da educação nacional. Concordamos com a leitura que o professor faz do oportunismo político do senador Darcy Ribeiro. A educação diz respeito a toda a sociedade e não a uma pessoa que se considera iluminada e joga na lata do lixo uma discussão de vários anos que envolveu o Legislativo, o Executivo federal e a sociedade civil. O assunto foi devidamente discutido e o projeto, se não é o ideal, é o que foi possível elaborar."
Carlos Maldonado, coordenador-geral da Federação dos Sindicatos dos Trabalhadores nas Universidades Brasileiras (São Paulo, SP)

Ensino público
"Só queria fazer um apelo ao governo, que olhe mais para o ensino público, pois acho uma covardia competir com escolas particulares. Estas, por sua vez, têm toda a assistência necessária..."
Rafael Marfil Horacio (Curitiba, PR)

Fisiologismo
"A ênfase nas dificuldades do governo em tratar com os 'fisiologistas' (16/04) deixou quase despercebidos dois exemplos de Clóvis Carvalho, que bem mereciam ser seguidos em todos os níveis de governo: cobrar de quem tanto mamou nas tetas públicas, se não é hora de parar com choradeira e pensar na retribuição (conversa com o senador Hugo Napoleão); e destacar, para a cobrança de créditos concedidos pelo governo, as mesmas pessoas que aprovaram esses créditos (conversa com o deputado Luiz Henrique)."
René Lapyda (São Paulo, SP)

Collor
"Faço minhas as palavras de Ana Paula Mira (Painel do Leitor de 13/04). Recorri, por duas vezes, ao sr. ombudsman desse jornal, protestando veementemente contra a publicação de notícias referentes ao sr. Collor. Esse indivíduo inescrupuloso foi enxotado da Presidência da República pelo povo. Lembram-se? O que esperam mais para enxotá-lo, também, deste jornal e qual o intuito dessas revoltantes publicações?"
Maria Helena Aranha e Silva (São Paulo, SP)

Aposentadorias
"O sr. presidente Fernando Henrique Cardoso parece que só está preocupado com as aposentadorias especiais -só que nós, professores, lutamos vários anos para chegarmos aonde estamos. As mudanças devem acontecer, sim, mas gradativas, a partir dos que iniciassem agora no Estado, pois os profissionais poderiam optar por outro campo de trabalho. Infelizmente, quase no final de minha aposentadoria, vejo ir pelos ares os meus sacrifícios, pois terei que trabalhar mais uns longos anos."
Jandira V. Berlini Moretti (Jupiá Castilho, SP)

Importados
"Fui ao supermercado. A única água com gás era 'Perrier'. No restaurante me ofereceram 'S. Pelegrino'! Enquanto isso, compramos a poluição norte-americana recebendo pneus velhos que nenhuma cidade ou país aceita. Estamos torrando nossas reservas para satisfazer o ego de uma minoria (e o bolso de alguns) que considera status tomar 'Evian' e cuja virilidade está no pára-choque da frente."
Isaias Raw (São Paulo, SP)

Niemeyer
"Ricardo Semler, numa infeliz crônica, domingo último, cometeu uma lamentável injustiça com o arquiteto Oscar Niemeyer. Desprezando sua obra de inquestionável qualidade e inventividade, o cronista vira mesas alheias colocando-o junto a Quércias e Edemares num mesmo imundo balaio collorido. Eu, como um dos 'novos arquitetos do Brasil', não me sinto de maneira alguma sufocado por Niemeyer. Ao contrário, o seu desenho pleno de liberdade e otimismo nos inspira a todos a uma eterna crença no homem e em seu trabalho."
Marcílio Godoi (Belo Horizonte, MG)

Homossexualismo
"A pesquisa do Datafolha sobre casamento entre homossexuais nos mostra duas questões bem interessantes. Primeira, a discussão sobre o tema está saindo da área das ciências psico-médicas e entrando na da cidadania em geral. Segunda, de morte na fogueira na Idade Média à aceitação de 17% dos parlamentares e 23% da população do casamento homossexual já é uma evolução e tanto."
Toni Reis, presidente do Grupo Dignidade -Conscientização e Emancipação Homossexual (Curitiba, PR)

Texto Anterior: O discurso de FHC nos EUA
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.