São Paulo, quarta-feira, 19 de abril de 1995
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Fiat unifica operações na América do Sul

DA REPORTAGEM LOCAL

A Fiat anunciou ontem que vai unificar o comando de suas operações na América do Sul. Pacifico Paoli, superintendente da Fiat Automóveis, assumirá a coordenação geral das atividades da empresa no continente.
"O Mercosul impõe o comando unificado da estratégia produtiva e comercial no Brasil e na Argentina", afirma Paoli, que acumulará os dois cargos.
A empresa pretende montar 3.000 carros por dia no Brasil e na Argentina a partir de 1997. O objetivo é atingir a capacidade de produção de 750 mil veículos por ano, o que tornaria a Fiat a maior fabricante de automóveis da América Latina.
A montadora vai investir US$ 1,6 bilhão ( US$ 1 bilhão no Brasil e US$ 600 milhões na Argentina) nos próximos dois anos. Os recursos serão utilizados na expansão da capacidade de produção da fábrica de Betim (MG) -de 1.500 para 2.000 carros/dia- e na construção de uma nova fábrica em Córdoba (a 700 quilômetros de Buenos Aires), na Argentina, local onde atualmente produz motores e transmissões.
Paoli será o responsável pela instalação da fábrica de Córdoba, que, no início de 97 deverá estar produzindo 800 veículos por dia em dois turnos.
As fábricas de Betim e Córdoba vão produzir em parceria o novo automóvel da Fiat, conhecido como projeto 178.

Tipo
"A Fiat não vai entregar o mercado para os seus concorrentes", afirmou ontem em São Paulo o engenheiro Silvano Valentino, presidente da Fiat do Brasil, ao confirmar que a montadora não pretende reduzir as importações do Tipo, o importado mais vendido do país.
Segundo Valentino, a importação do modelo, produzido na Itália, faz parte da estratégia da empresa para aumentar sua participação de mercado e atende a um desejo do consumidor.
Valentino diz que o reajuste de 8,7% no preço do Tipo após o aumento da alíquota de importação foi um "sacrifício" feita pela empresa e concessionários para "defender a colocação do modelo".

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