São Paulo, quarta-feira, 19 de abril de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

'Guardião' é tiro e queda contra insônia

INÁCIO ARAUJO
DA REDAÇÃO

Na contracapa de "O Guardião da Montanha", vem o aviso: "Inadequado para menores de 12 anos". De acordo. Mas e aos maiores? Será que "O Guardião" é adequado?
A advertência mais certa seria assim: "Este filme é baseado em texto de Dino Buzatti". Ou seja, uma história em que quase nada acontece, que requer um controle diabólico do tempo para dar certo na tela. Só para lembrar, Valerio Zurlini, cineasta de primeira, quase quebrou a cara em "Deserto dos Tártaros", do mesmo Buzatti.
Aqui, trata-se de mostrar a história do guarda florestal Barnabo, que, em linhas gerais, não consegue cumprir sua tarefa. Enquanto isso, os camponeses olham um para o outro e andam de cá para lá infinitamente.
Não que um filme deva ser uma montanha russa. Mas este trabalho de Mario Brenta parece um elogio da pasmaceira. Na verdade, se é recomendado aos maiores de 12 anos é só aos maiores insones. "O Guardião da Montanha" ajuda a entender por que o público italiano cada vez vê menos filmes italianos. (Inácio Araujo)

Filme: O Guardião da Montanha
Produção: Itália, 1994, 124 min.
Direção: Mario Brenta
Elenco: Marco Pauleti, Duilio Fontana
Lançamento: Alpha Filmes (tel. 011/230-0200)

Texto Anterior: De Sica e Fellini balizam o neo-realismo
Próximo Texto: O RANKING DA SEMANA
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.