São Paulo, quarta-feira, 19 de abril de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Programas estimulam o aprendizado

MARIJÔ ZILVETI
DA REPORTAGEM LOCAL

Os programas em CD-ROM para aprendizado de idiomas, analisados pela Folha, podem ser um bom estímulo para quem quer estudar em casa e complementar as aulas na escola ou em cursos especializados.
Para adultos, há opções de produtos importados e desenvolvidos no Brasil.
"Vamos Falar Inglês", da Hyperglot, funciona em computadores com "Windows" (programa com figuras gráficas para acionar comandos do sistema do computador) e em micros Macintosh.
Traz 30 lições, com textos e diálogos que remetem a viagens de turismo ou negócios que o turista poderá vivenciar.
Há módulos com situações inesperadas para quem visita os EUA pela primeira vez, como uma consulta médica de emergência. Explicações de aspectos culturais também não foram esquecidas.
"First Class One", da MTI Multimídia, é um CD produzido no Brasil em parceria com o Centro Cultural Brasil Estados Unidos. Ainda não foi adotado nessa escola de línguas, que aguarda a finalização da segunda versão.
O produto é dividido em cinco módulos, com situações cotidianas nos Estados Unidos. Mapas de cidades como San Francisco e Miami completam a lista de itens.
A falta de imagens de vídeo é compensada pela lista de verbos irregulares, que pode ser consultada em qualquer tela do programa.
"English Works 2", da Longman, é um pacote que, além do CD-ROM, inclui duas fitas cassete, dois livros de leitura e exercícios e outro com respostas.
É o único programa em que o CD-ROM é apenas um complemento do pacote e não objeto principal de estudos. Lembra mais uma sequência de telas, com fotos, textos e diálogos.
As telas são reprodução de páginas de um dos livros e o CD-ROM é dispensável, porque as fitas trazem os mesmos diálogos.
Os programas para aprendizado de alemão e francês são importados dos EUA. Podem ser úteis para quem já domina a língua inglesa, pois as notas e traduções estão nesse idioma.
"Think & Talk German", da Hyperglot em parceria com a escola de línguas Berlitz, é um dos mais completos para quem quer trabalhar em casa. Dos nove discos em CD-ROM do pacote, um reúne dicionário inglês-alemão/alemão-inglês.
Em "Learn to Speak French", também indicado para quem domina o inglês, o professor virtual se materializa em imagens de vídeo, levando o aluno a repetir diálogos.
Os filmes são apenas ilustrativos, mostrando, por exemplo, uma avenida com carros, na lição Como Tomar um Táxi. (Marijô Zilveti)

Texto Anterior: 'CD-ROM Folha' é vendido por telefone
Próximo Texto: Especialistas acham que é apenas outra mídia
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.