São Paulo, quarta-feira, de dezembro de
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Móveis adequados facilitam uso do micro

MEIRE MARIN HERNANDES
FREE-LANCE PARA A FOLHA

Cadeiras e mesas com sistemas que permitem a regulagem da altura ajudam a proteger a saúde do usuário
As horas em frente ao computador, para trabalho ou para diversão, podem ser causa de problemas de saúde, desde vista cansada e dores nas costas até doenças mais graves.
A relação dos males provocados pela postura incorreta do usuário assusta qualquer um.
Eis alguns perigos: inflamações de tendões como tendinite e tenossinovite, desvios de coluna, artrite, renite alérgica, cefaléia (dor de cabeça) e tontura.
Móveis mais adequados à estrutura física do usuário contribuem para diminuir os problemas. A palavra-chave é ergonomia -ciência que estuda a adequação do objeto à anatomia humana, a ergonomia procura proporcionar a boa relação entre o físico das pessoas com a atividade que exercem.
A natureza do trabalho também exerce a influência na escolha do móvel.
"O arranjo do microcomputador na mesa vai depender do que o usuário vai fazer com o micro", diz João Bezerra de Menezes, professor da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo. "Um digitador usa o computador de forma diferente de um arquiteto", diz.
Cadeiras adequadas são essenciais. Devem ter regulagem de altura que garantam bom apoio da região lombar das costas.
Cadeira com apoio para o braço inteiro é outra recomendação dos especialistas, pois alivia a pressão da coluna.
"O braço no ar exige mais esforço para o pulso e o ombro e facilita a ocorrência das lesões do esforço repetitivo (síndrome de Ler)", afirma João Bezerra de Menezes.
"A boa mesa para o computador é aquela que tem boa relação com o usuário, que permite regular a altura do plano de trabalho e também a do monitor", diz Carlos Alberto Inácio Alexandre, professor doutor da FAAP e da USP.

Texto Anterior: Governo tirano é o inimigo em "Hell"
Próximo Texto: Sinta-se bem com seu PC
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.