São Paulo, quarta-feira, 19 de abril de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Mediador pede negociações com Sinn Fein

ROGÉRIO SIMÕES
DE LONDRES

John Hume, líder do SDLP (partido social-democrata da Irlanda do Norte), criticou o governo britânico pela demora em estabelecer negociações diretas com o Sinn Fein, braço político do IRA (Exército Republicano Irlandês).
Hume dirigiu suas críticas ao ministro para a Irlanda do Norte, sir Patrick Mayhew, dizendo que não há razões para que ele se recuse a negociar com os republicanos.
"Acho que não há ninguém na Irlanda do Norte que saiba por que ele não está negociando, disse Hume. "Converse com qualquer um nas ruas. Todos esperam que essas negociações aconteçam.
Hume foi um dos articuladores das negociações que levaram ao cessar-fogo do IRA, em setembro de 1994. Chegou a ser lembrado para o Prêmio Nobel da Paz.
Mayhew afirmou que não vai mudar sua posição e que o governo britânico só vai negociar com o Sinn Fein quando houver progresso na entrega de armas do IRA.
No último fim-de-semana, o IRA se comprometeu com o cessar-fogo, mas disse que continua com sua estrutura intacta e unido no objetivo de unificar a Irlanda.
A liderança do Sinn Fein disse que deverá convocar manifestações de rua para pressionar Londres a dialogar com o partido.

Texto Anterior: Chanceler fala em força para defender russos
Próximo Texto: Massacre deixa 62 mortos na Libéria
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.