São Paulo, quinta-feira, 20 de abril de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Sobe desemprego no grupo A

AURELIANO BIANCARELLI
DA REPORTAGEM LOCAL

A crise do desemprego também atingiu duramente o grupo A, no qual quase não se registram carências. O índice de desempregados cresceu de 3,8% em 90 para 6,2% -um aumento de 65%.
Para fugir do desemprego, 15,3% dos chefes de família desse grupo "viraram" empregadores, abrindo empresas ou se tornando profissionais autônomos. Em 90, os empregadores eram 8,9%.
O desemprego atingiu especialmente menores de idade. Entre crianças e adolescentes de 10 a 17 anos, a taxa saltou de 27% para 41,6%. "O desemprego registrado em 92 e 93 foi a maior determinante do empobrecimento", observa o economista Paul Singer.
A renda familiar caiu em todos os grupos, mas afetou principalmente os mais pobres. No geral, a renda total média das famílias da Grande São Paulo caiu de R$ 1.040,00, em 1990, para R$ 851,00. As famílias do grupo A -que representam 21,7% do total de famílias- somam 50,7% da renda gerada na região. (AB)

Texto Anterior: Dez milhões enfrentam falta d'água no Rio; Pai de fumante morto vai processar fabricante; Motorista é baleado em esquina de Ipanema; Bebê de 3 dias é achado em cemitério no ABCD; Polícia faz busca na casa de suposto líder de seita
Próximo Texto: Leitora diz que já tentou sacar sua conta inativa 3 vezes
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.