São Paulo, quinta-feira, 20 de abril de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Águas distintas banham a orla de Punta

SERGIO LUIZ PEREIRA
FREE-LANCE PARA A FOLHA

As praias rodeiam toda a península de Punta del Este em quase 40 quilômetros de areias rosadas.
E se não são propriamente paradisíacas, formam contornos inusitados, variando em intensidade de ondas e tons, conforme as águas que as banham.
Enquanto a praia Mansa, beijada pelo rio da Prata, é extremamente plácida, a Brava, na face oposta, faz jus ao nome, agitada pelo Atlântico.
É interessante ver duas praias tão distintas separadas por poucos quarteirões -é a avenida Gorlero o divisor de águas.
Mas, as praias mais festejadas do balneário de Punta del Este ficam a alguns quilômetros do centro. Como Punta se parece com um triângulo isósceles, tudo ou fica de um lado ou está do outro.
Em José Ignácio, não deixe de ir ao restaurante Santa Teresita, uma casa pequena, mas com ótima comida.
A construção mediterrânica sem nenhuma linha reta apela arquitetonicamente aos deuses e ao misticismo. Comporta um pequeno museu e uma exótica pousada.
Restaurantes
Depois de tantas idas e vindas, nada como restaurar as energias degustando a incrível "paella" (prato da cozinha espanhola feito à base de arroz e frutos do mar), ou o aromático "puchero" (cozido de legumes e carnes) do Los Caracoles.
Para acompanhar, nada melhor do que uma ou mais garrafas de Castel Pujol, vinho uruguaio de primeiríssima linha.
Outro bom prato é o "lomo" grelhado na brasa de lenha do El Metejon. Apesar do nome nada delicado, a cozinha tem o seu requinte e é a preferida dos uruguaios quando o assunto é carne.
Inesquecíveis também são os mexilhões a provençal do restaurante Yacht Club Uruguayo, em frente ao píer.
Qualquer que seja o momento, com o sol a pino ou em alta madrugada, não dispense depois de algum desses prazeres uma caminhada no porto, pela passarela de concreto que invade o mar.
Lá, na ponta de Punta del Este, no choque das águas do rio da Prata com o mar, vendo a dança dos iates e veleiros, você realmente estará de bem com a vida.

Texto Anterior: Preços caem pela metade no inverno
Próximo Texto: Montevidéu é a melhor escala
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.