São Paulo, quinta-feira, 20 de abril de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Ruínas de Éfeso evocam passado helênico

MANOEL DIRCEU MARTINS
FREE-LANCE PARA A FOLHA

A 7 km da baía de Kisadasi, as ruínas jônicas de Éfeso realizam o sonho de passear por uma cidade inteira do antigo Império Helênico, entre construções parcialmente eretas.
Para se ter uma idéia do valor arqueológico de Éfeso, foi ali que se construiu o templo de Diana, uma das Sete Maravilhas do Mundo Antigo, incendiado por Erostrates em 356 a.C.
Uma excursão ao local já vale a pena somente pela monumental biblioteca de Celsus, cuja fachada de 145 metros de altura foi quase totalmente reconstruída.
Protegidas pelas colunas frontais da entrada, quatro estátuas de mármore incorporam as qualidades humanas: a sabedoria (Sofia), a virtude (Arete), o caráter (Ennoia) e a educação (Episteme).
Para quem gosta de línguas arcaicas, as inscrições em grego e latim das paredes estão em ótimo estado de conservação.
Ao final da estrada de Mármore de 500 metros de comprimento, saindo da entrada do teatro grego, estão depositadas as estátuas e fragmentos com os quais os arqueólogos ainda estão reconstruindo a cidade.
O pátio onde são colecionadas as peças do imenso quebra-cabeça histórico só pode ser visitada com a autorização dos responsáveis pelo parque.
Praias
Um banco de areia coberto de árvores frondosas se projeta ao meio de uma pequena baía de águas transparentes, configurando uma ponta do paraíso.
Nos finais de semana prolongados, os moradores das províncias do interior descem até a praia e uma cena de rara curiosidade acontece.
Biquínis e tangas se misturam aos vestidos longos e lenços de cabeça, tudo dentro da água, vestindo de diferentes modos as banhistas emancipadas e as recatadas, que se divertem igualmente, lado a lado.

Texto Anterior: Bons preços atraem europeus
Próximo Texto: Transbrasil parcela bilhetes em três vezes;Tam inaugura serviço despertador 24 horas; Air France aumenta frequência no Brasil
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.