São Paulo, sexta-feira, 21 de abril de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Mais ricos optam por 2 filhos

AURELIANO BIANCARELLI
DA REPORTAGEM LOCAL

A maioria dos casais do grupo A -62,0%- está optando por uma família de dois filhos. A porcentagem dos que tinham três ou quatro filhos em 1990 caiu em 50%.
Pelo método do Seade -chamado de Análise Multivariada- o grupo A é o que tem melhores condições de vida. Entre as 4,4 milhões de famílias da Grande São Paulo, 21,7% estão no grupo A.
Quase 90% das famílias desse grupo não têm nenhum dos quatro tipos de carência: moram em casas com mais de três cômodos construídas em alvenaria e ganham mais de R$ 140,00 per capita. E dois de seus membros têm primeiro grau completo e um emprego estável.
No grupo A, o item fundamental é instrução. "A escolaridade leva a um melhor emprego e a uma renda melhor", observa Sandra Marcia Chagas Brandão, analista de projetos do Seade.
No grupo B -onde estão 36,3% das famílias da região metropolitana- quase não há carência em moradia. As casas têm quarto, cozinha, sala e banheiro. Um terço delas tem duas carências, principalmente instrução e renda. Um quinto delas não tem nenhum tipo de carência, mas estão nesse grupo porque a renda é relativamente baixa ou a moradia precária.
No grupo C, um terço das famílias é carente em moradia, instrução e renda. Nesse grupo estão 16,1% das famílias.
No D -onde está um quarto das famílias da Grande São Paulo-, 40% apresentam três carências, a maioria delas não tem instrução, emprego e renda. Desse grupo, 54,2% das famílias são carentes em tudo: não ganham o suficiente para comer, não têm emprego, não estudaram e moram em condições precárias. São 640 mil famílias vivendo em situação de miséria. (Aureliano Biancarelli)

Texto Anterior: Leitora reclama de demora em reparo de carro
Próximo Texto: Arquivos da Unicamp são destruídos por pirata
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.