São Paulo, sexta-feira, 21 de abril de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Dentista não quer deixar carreira

DANIELA FALCÃO
DA REPORTAGEM LOCAL

A dentista Viviane de Arruda do Val, 32, e o administrador de imóveis Marcelo Soares de Mello do Val, 33, estão casados há 1 ano e meio e, por enquanto, não querem ter filhos.
"Hoje em dia tudo tem que ser muito bem programado e não dá para ir casando e tendo filhos de uma vez. Penso em engravidar, mas isso vai ficar para mais tarde", diz Viviane.
Para a dentista, a maior dificuldade em ter filhos hoje é a impossibilidade da mulher conciliar um bom desempenho no trabalho com a criação das crianças.
"Por mais que o homem colabore, a gente tem que colocar a carreira em segundo plano, pelo menos enquanto os filhos são pequenas. Como muita mulher não quer fazer isso e também tem remorso nem largar as crianças na creche, o melhor é não ter filhos." Viviane, que tem seu próprio consultório, diz que se engravidar, passará a trabalhar apenas meio período. "Vivo pensando nos prós e contras. Se continuar analisando racionalmente, não vou engravidar nunca. Ter filhos hoje é uma coisa meio insana mesmo", diz.
Para a dentista, a perda da privacidade, a incapacidade de proteger os filhos da violência e a instabilidade financeira são os fatores que mais desanimam os casais que pensam em ter filhos.
"O lado ruim de ser pai e mãe todo mundo conhece, é muito mais palpável. Mas o lado bom só quem tem filhos sabe."
Viviane diz que não acha sua geração egoísta por preferir não ter filhos. "O mundo hoje é muito diferente do que era há 30 anos."
Para provar o que diz, a dentista cita o exemplo de seus pais. " Minha mãe teve três filhos e fomos criados sem dificuldades. Ela ficou um tempão sem trabalhar e meu pai sustentou a família sem problemas. Hoje isso seria impossível."
Outro problema apontado por Viviane como um desestímulo à formação de famílias grandes é o tamanho dos apartamentos. "O meu não tem nem área de serviço. Estamos construindo uma casa. Só quando ela estiver pronta é que pensarei em filhos.' (DF)

Texto Anterior: Mais ricos optam por 2 filhos
Próximo Texto: Vasectomia evita "imprevisto"
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.