São Paulo, sexta-feira, 21 de abril de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Serra quer economia menos aquecida em 95

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

Na avaliação do governo, o ritmo de aumento da atividade econômica ainda está mais acelerado do que o recomendável para o momento. "Seria desejável que a economia estivesse menos aquecida", disse ontem o ministro do Planejamento José Serra.
O ministro espera uma desaceleração do crescimento econômico até o final do ano. Se a economia crescer 5% neste ano "já está ótimo", disse ontem o ministro.
O crescimento de 9,1% no PIB (Produto Interno Bruto, total de bens e serviços produzidos no país) neste primeiro trimestre de 95 está preocupando o governo.
O crescimento do PIB, divulgado anteontem pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), foi de 5,7% em relação a 93.
A declaração sinaliza que a equipe econômica ainda pode adotar novas medidas para conter o consumo. Serra não quis confirmar se o governo vai mesmo restringir ainda mais o consumo.
A grande preocupação é fazer com que a procura por produtos não cresça em ritmo mais acelerado do que a produção, para não causar aumento da inflação.
Segundo o ministro "não há razão para ansiedades nem justificativa para alarme".

Texto Anterior: Antecipações salariais aumentam em SP e RJ
Próximo Texto: Governo vai reduzir alíquota de importação de produtos
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.