São Paulo, sábado, 22 de abril de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Ações pedem fim do plano

DA REPORTAGEM LOCAL

Há duas ações na Justiça questionando a legalidade do PAS (Plano de Atendimento à Saúde).
O Sindicato dos Médicos do Estado de São Paulo e o Ministério Público Estadual querem que o Judiciário impeça a prefeitura de implantar o PAS, porque o plano poderia ferir o princípio constitucional do "acesso universal à saúde".
Este dispositivo constitucional garante a qualquer cidadão o atendimento em todos os hospitais da rede pública.
A necessidade de cadastramento prévio para ser atendido, na visão do sindicato e do Ministério Público, ameaça este direito.
Nas duas ações, houve pedido de liminar. Em ambos os casos, os juízes negaram o pedido do sindicato e do Ministério Público.
Liminar é uma decisão provisória do juiz. Ele concede a liminar quando entende que a demora da sentença (decisão final) pode por em risco um direito reclamado por alguém na Justiça.
Mas, nos dois casos, os juízes determinaram a citação da prefeitura. No jargão jurídico, citação significa comunicado oficial da existência de uma ação.
Os juízes determinaram a citação da prefeitura porque entenderam que os argumentos do sindicato e do Ministério Público têm fundamento e merecem ser analisados.
A prefeitura, em sua defesa, vai tentar convencer os juízes de que o PAS tem amparo legal.
Como a disputa envolve matéria constitucional, a decisão final sobre o caso deve ser do STF (Supremo Tribunal Federal).
Os processos devem levar dois anos para chegar ao Supremo. A incerteza jurídica deve inibir os médicos que queiram formar cooperativas.

Texto Anterior: Médicos se dividem sobre plano de Maluf
Próximo Texto: Cutait quer incluir Estado no plano
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.