São Paulo, sábado, 22 de abril de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Acessórios 'turbinam' forno de microondas

DA REPORTAGEM LOCAL

Para transformar seu forno de microondas na utilidade doméstica mais versátil da cozinha, algumas lojas oferecem vários acessórios especiais que possibilitam cozinhar pratos do dia-a-dia (leia quadro ao lado). Com isso, o microondas deixa de ser um mero "descongelador" dos produtos estocados no freezer.
As peças precisam de tecnologia específica, já que o forno é impróprio para panelas de alumínio e pode derreter plásticos comuns. Grande parte dos usuários tem muitas dúvidas sobre o que se pode e o que não se deve cozinhar no microondas. "Muita gente na loja pergunta até se um prato comum pode ser levado ao forno", diz a responsável pelo setor de compras da loja A Queridinha, Rosana Sandes Ferreira, 37.
Mesmo quem não tem dúvidas quanto a isso, acaba utilizando o microondas apenas para descongelar ou esquentar alimentos.
"O microondas oferece muito mais. Preparo vários pratos como carnes, aves e sobremesas", afirma a dona-de-casa Encarnação Molina, 62.
Ela vai ainda mais longe e usa o forno para fazer "cozinha experimental". "Quando vou preparar algo sem receita, uso a experiência do fogão e testo no microondas até chegar ao tempo e consistência ideais", diz. Todos os dias Encarnação faz arroz, frita batatas, faz omeletes e até purê de batatas no microondas. Para isso, usa alguns utensílios que estão à venda em lojas de artigos para cozinha. A Kit Kozinha, por exemplo, oferece de tampas de plástico especial a um grill que doura assados.
As tampas podem melhorar muito a qualidade de um prato. Elas mantém o vapor e evitam que a comida fique ressecada.
A loja também tem a cafeteira especial para o forno. O sistema é semelhante ao da cafeteira italiana. As peças são de material especial, com a água na parte de baixo e o café no meio. A água ferve e o café fica pronto muito mais rápido do que num fogão normal.
A maioria dos utensílios especiais para microondas vem acompanhada de manual de instruções e até livros de receita. "Os manuais têm também dicas de tempo e da potência indicados para a preparação de cada prato", diz Rosana.

Texto Anterior: Leitor reclama liberação de telefone celular
Próximo Texto: Importados somem das lojas
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.