São Paulo, sábado, 22 de abril de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Doutorados do ITA e FVG não tiram nota A

PAULO SILVA PINTO
DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

Algumas das instituições de ensino superior mais disputadas no vestibular não conseguiram nenhuma nota A em seus doutorados.
Dois exemplos: o ITA (Instituto de Tecnologia Aeronáutica), em São José dos Campos (SP), e a Escola de Administração de Empresas da FGV (Fundação Getúlio Vargas), em São Paulo. O ITA teve B em seu doutorado em engenharia aeronáutica e mecânica e A- (A menos) no curso de mestrado da área -na última avaliação os dois tiveram A. Na área de engenharia eletrônica as notas do ITA foram B+ (B mais) para o doutorado e para o mestrado. Em física, tem C, no doutorado, e B, no mestrado. A área de pesquisa operacional e transporte aéreo é a pior segundo a Capes: C e C. Procurado pela Folha, o reitor do ITA, Euclides Carvalho Fernandes, disse que prefere falar sobre os resultados na próxima semana, quando terá mais informações sobre a qualidade desses cursos. A FGV teve B em seu doutorado de administração de empresas e A no mestrado. Não houve queda em relação à última avaliação nem está abaixo de outras instituições: nenhum doutorado tirou B na área.
Em economia de empresas, a FGV ganhou as notas C+, para o mestrado, e B- para o doutorado. Em administração pública só há mestrado, que ficou com B+.
Samir Curi, 31, aluno do doutorado em economia, acha que os critérios da Capes nem sempre são corretos. "Eles valorizam o fato de o professor ter dedicação exclusiva à instituição. Mas, em áreas como administração ou engenharia, às vezes os melhores professores não trabalham só na sala de aula e em pesquisa", diz. A avaliação da Capes traz surpresas. O melhor curso de pós-graduação em direito, por exemplo, não está no Rio ou São Paulo.
Fica em Belo Horizonte, na UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais), a única pós-graduação de direito com A no mestrado e no doutorado. O doutorado na USP caiu de A para B. A diretoria da Faculdade foi procurada, mas não retornou ligação da Folha.
(PSP)

Texto Anterior: Processo é demorado
Próximo Texto: Paraná dá comida para pais tirarem filhos da rua
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.