São Paulo, sábado, 22 de abril de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Polícia procura estudantes que deixaram escola

DA AGÊNCIA FOLHA, EM BELO HORIZONTE

O delegado de polícia de Caeté (MG), Enilson Caldeira, 33, está investigando crianças da cidade que não comparecem às aulas, embora estejam matriculadas.
A partir da próxima semana, o delegado vai procurar os pais ou responsáveis por essas crianças para saber os motivos da ausência.
A suspeita é de que os pais não mandem os filhos para as escolas por considerarem que são mais produtivos trabalhando na roça.
A ação do delegado se baseia no artigo 246 do Código Penal, que trata do abandono intelectual (deixar de garantir, sem justa causa, o direito da criança à instrução). A pena varia de 15 dias a um mês de prisão ou pagamento de multa.
A medida é uma contribuição ao "Pacto de Minas Pela Educação", lançado em janeiro de 94 por entidades governamentais e não-governamentais e pais de alunos com apoio do Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância).
O objetivo é conseguir manter nas escolas as crianças em idade escolar (7 a 14 anos), reduzir a repetência, assegurar condições de ensino e garantir aos professores treinamento e melhores salários.

Texto Anterior: Porto Alegre vai dar bolsa-auxílio a famílias
Próximo Texto: Muito barulho por nada
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.