São Paulo, quarta-feira, de dezembro de
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Supermercados reajustam preços em 0,72%

MAURO ZAFALON
DA REDAÇÃO

Os preços mantiveram tendência de alta na terceira semana deste mês nos supermercados e hipermercados de São Paulo. O ritmo dos reajustes, entretanto, foi menor do que o registrado na segunda semana.
O aumento médio dos preços nos supermercados atingiu 0,72% no período de 11 a 19 deste mês, contra 0,9% na semana imediatamente anterior. Nos hipermercados o reajuste foi de 0,68% no mesmo período, contra 1,28% no anterior.
Os dados são do Datafolha, que pesquisa preços de cem itens nos setores de alimentação, higiene e limpeza. A pesquisa abrange 18 supermercados e 18 hipermercados de São Paulo.
Com o aumento desta semana, os preços médios praticados pelos supermercados voltaram ao patamar do final de junho do ano passado, quando estavam altos devido aos reajustes preventivos que antecederam a chegada do Plano Real, em 1º de julho.
Nos hipermercados, os preços atuais ainda são 0,45% inferiores aos do final de junho de 94.
Desde o início de fevereiro, quando os preços tiveram o patamar mais baixo deste ano, os reajustes acumulados atingem 4,2% nos supermercados e 4% nos hipermercados.
Os preços continuam caminhando para um realinhamento maior do que o do início do Real. Ou seja, logo no início do plano, as diferenças de preços entre um mesmo produto chegavam a 600% em estabelecimentos diferentes. Nesta semana, a maior ficou em 168%.
As maiores pressões na semana ficaram para os produtos de higiene e limpeza, que subiram 3% em média. Estes produtos podem ter novos reajustes nas próximas semanas.
Concorrência
Na opinião de Juarez Rizzieri, coordenador do Índice de Preços ao Consumidor da Fipe (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas), os produtos industrializados devem continuar subindo nas próximas semanas.
Com o aumento das alíquotas de importação, diminuiu a concorrência dos produtos externos, reduzindo a oferta e permitindo um reajuste maior para os nacionais, diz Rizzieri.
Alimentos básicos
Os alimentos básicos recuaram na semana. Outra pesquisa do Datafolha, realizada em supermercados, mostrou que os paulistanos pagaram 0,21% menos por estes produtos nesta semana em relação à anterior.
As maiores quedas da semana foram para os ovos (-2,23%), frango resfriado (-1,84%) e carne bovina (acém, -1,78%).

Texto Anterior: SP pode ser a capital de feiras no Mercosul
Próximo Texto: Para Abipla, imposto menor não terá efeito
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.