São Paulo, sábado, 22 de abril de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Imposto e feriados trazem queda

DA REPORTAGEM LOCAL

As vendas de imóveis devem registrar queda acentuada este mês. A previsão é do vice-presidente do Secovi (sindicato da construção civil), Walter Lafemina, que estima queda de cerca de 50% neste mês em relação a fevereiro.
As vendas devem ficar abaixo de 10% (menos de dez apartamentos comercializados em cada cem colocados à venda).
Em fevereiro o mercado vendeu 15,3% das unidades. Em janeiro foram vendidas 13,9% das unidades e, em dezembro de 94, 11,5%.
A queda neste mês, para menos de 10% das unidades, é consequência de dois fatores.
O primeiro é o aumento do Imposto de Importação sobre os carros (de 32% para 70%). Isso mostrou, uma vez mais, a insegurança do governo na condução da política econômica.
O segundo fator são os três fins de semana prolongados devido a feriados neste mês (Semana Santa e Tiradentes, ambos em sextas-feiras, e 1º de maio, Dia do Trabalho, uma segunda-feira, englobando os dias 29 e 30 de abril).
Nesses casos, as vendas caem porque muitos viajam. "E os fins de semana são os melhores dias para o setor vender", diz Lafemina.

Texto Anterior: Venda de imóveis permanece em alta
Próximo Texto: Missão britânica virá para avaliar economia
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.