São Paulo, sábado, 22 de abril de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Violinista polonês se apresenta no Municipal

ANA PAULA ALFANO
DA REDAÇÃO

Violinista polonês se apresenta no Municipal
Recital: Bartomiej Niziol e Anna Claudia Agazzi
Programa: W. Amadeus Mozart, Claude de Debussy, Ernest Chausson, Eugène Ysaye e Camille Saint Saens
Quando: hoje, às 21h
Onde: Teatro Municipal (praça Ramos de Azevedo, s/nº)
Quanto: grátis (retirar convites na bilheteria do teatro)

Quem gosta de música clássica tem hoje uma rara oportunidade. O violonista polonês Bartlomiej Niziol se apresenta no Teatro Municipal, de graça.
Apesar de ser ainda bem jovem -tem apenas 21 anos- Niziol já alcançou uma certa fama na Europa, especialmente na França.
Foi este sucesso que levou a Aliança Francesa a trazê-lo ao Brasil, para 13 apresentações, em São Paulo, Rio e outras capitais.
O programa do recital é o mesmo apresentado no Concurso Internacional J. Thibaud, em 1993, na França, quando Niziol ganhou o primeiro prêmio.
Por esse motivo, o repertório é formado por compositores franceses do século 19, com a única exceção de W. Amadeus Mozart (1756-1791).
Algumas obras raramente executadas estão programadas: "La Ballade, Sonata nº 3", de Eugène Ysaye (1858-1931), e "Introduction", de Camille Saint Saens (1835-1921).
O violinista se apresenta com a pianista de São Paulo Anna Claudia Agazzi, que recentemente se apresentou em Roma, Nova York e São Petersburgo.
O único solo de Niziol é a já citada "La Ballade". As outras composições serão um duo de violino e piano.
Niziol pensou em incluir músicas de compositores poloneses no recital, "mas elas não davam certo com o piano", segundo o próprio violinista.
Ele e Anna Claudia Agazzi se conheceram no mesmo dia da primeira apresentação juntos, anteontem, em Santo André. Não tiveram tempo de ensaiar juntos.
Para a pianista, isto não significa muito. "É claro que se eu o conhecesse há vários meses, seria bem melhor porque estaríamos mais entrosados. Mas, tanto faz ensaiar uma única vez juntos ou nenhuma", explica.
Logo depois da turnê brasileira, o violinista deve se apresentar no Peru e no Panamá e, em outubro, no México e na Argentina, encerrando a temporada de concertos na América Latina.
Os ingressos para o recital de hoje devem ser retirados nas bilheterias do Municipal.

Texto Anterior: Ingressos para o Nescafé estão à venda a partir de segunda-feira
Próximo Texto: Peça é prejudicada pela qualidade do texto
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.