São Paulo, sábado, 22 de abril de 1995
Texto Anterior | Índice

Tropas de Ruanda matam 16 refugiados; Corte condena líder neonazista a 2 anos; Eslováquia apreende contrabando radiativo; Tremor nas Filipinas mata pelo menos um; McNamara falou tarde, diz general vietnamita; "Efe" ganha Prêmio Príncipe de Astúrias

Tropas de Ruanda matam 16 refugiados
Tropas de Ruanda, controladas pela etnia tutsi, mataram pelo menos 16 membros da etnia hutu e deixaram cerca de 50 feridos no campo de refugiados de Kibeho (sudoeste). Hutus fugiram em 1994 para os campos depois que rebeldes tutsis tomaram o poder.

Corte condena líder neonazista a 2 anos
Um tribunal de Karlsruhe (sul da Alemanha) condenou o líder neonazista Günter Deckert a dois anos de prisão por incitação ao ódio racial. Dirigente do Partido Nacional Democrático (de extrema direita), ele nega que o Holocausto (o assassinato de 6 milhões de judeus pelo nazismo) tenha ocorrido.

Eslováquia apreende contrabando radiativo
A polícia da Eslováquia (Europa Central) prendeu na quarta-feira nove pessoas que tentavam contrabandear material radiativo para a Hungria. Eles tentavam fazer passar pela fronteira 50 kg de urânio 238, material que pode ser usado para fazer armas atômicas.

Tremor nas Filipinas mata pelo menos um
Um terremoto que atingiu 6,9 graus na escala Richter, usada para medir tremores, atingiu ontem a região central Filipinas (leste da Ásia) e deixou pelo menos um morto. O valor é considerado alto, mas especialistas dizem que o tremor foi profundo e não deve ter consequências mais graves.

McNamara falou tarde, diz general vietnamita
O artífice da vitória do Vietnã sobre os EUA, o general Vo Nguyen Giap, 84, considerou "tardia, mas corajosa a posição do ex-secretário da Defesa dos EUA Robert McNamara, que admitiu "erros na intervenção militar norte-americana no Vietnã" .

"Efe" ganha o Prêmio Príncipe de Astúrias
A agência de notícias espanhola "Efe" e o filósofo José Luis López Arangurén receberam o Prêmio Príncipe de Asturias de Comunicação e Humanidades. Segundo o júri, o prêmio foi dividido por causa da "excepcional categoria de ambos os candidatos e a complementaridade de seus méritos".

Texto Anterior: Grupo racista vê governo como inimigo
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.