São Paulo, domingo, 23 de abril de 1995 |
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Faça seguro de seu carro e tenha outros benefícios
VERA BUENO DE AZEVEDO
Para enfrentar a concorrência, as seguradoras procuram oferecer cada vez mais serviços para os segurados, buscando diferenciar seus produtos e atrair o consumidor. Algumas cobram à parte certos benefícios, como guincho, serviços mecânicos leves (as peças são pagas à parte), hospedagem no caso de pane no veículo durante uma viagem etc. É o chamado "Plano de Assistência 24 Horas". Em outras, as vantagens estão incluídas no preço da apólice. Na Sul América, os descontos do custo da apólice (bônus, 5% pela instalação de dispositivo antifurto etc.) incidem também sobre o preço do "Plano de Assistência 24 Horas". Assim, ele custa, em média, R$ 32,00 por ano. Serviços Sempre que uma seguradora inclui entre os benefícios um serviço novo, as outras acabam por adotar o mesmo procedimento. Por isto, muitos são oferecidos por todas as empresas, embora às vezes com algumas diferenças. O resgate do carro por um guincho, por exemplo, só é feito por certas seguradoras se ocorrer numa distância mínima de 50 km da cidade onde foi feito o seguro. Em outras, não há esta limitação. Existem ainda aquelas que dão um carro-reserva, se o segurado tiver um acidente ou pane durante uma viagem, até seu destino ou por um certo número de dias. Outras oferecem só o resgate do veículo e/ou transporte do segurado. Todas as empresas consultadas pela Folha garantem a remoção do segurado para um hospital, se ele sofrer um acidente durante uma viagem. Pagam ainda as despesas de transporte para um acompanhante. Em alguns casos, entretanto, isso só ocorre se o acidentado tiver menos de 15 anos. Outra prática comum é oferecer revisões gratuitas do veículo. Principalmente no caso de luzes, amortecedores e freios. Mas, se for constatado algum defeito, o conserto deve ser pago pelo próprio segurado. Valor de mercado Um novo produto, que volta a ser oferecido pelas seguradoras, é o seguro pelo valor de mercado. Ou seja, em caso de roubo, furto ou perda total do veículo, o segurado recebe a indenização correspondente ao preço real pelo qual ele está sendo negociado. Mas é claro que o segurado vai pagar mais caro por isso. Em algumas empresas, o preço da apólice é 15% mais alto que o seguro tradicional (onde a cobertura é corrigida pelo indexador previsto no contrato). Em outras, é emitido um carnê a cada mês, cujo valor já tem como base o preço atual de mercado do veículo. Existem ainda aquelas que oferecem as duas opções. Texto Anterior: Reengenharia de salários é necessária Próximo Texto: Avalie balanço da empresa para ter mais segurança Índice |
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