São Paulo, domingo, 23 de abril de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Executivo repensa aposentadoria

Pesquisa da Manager Assessoria em Recursos Humanos junto a 527 executivos mostra que a maioria (60%) pretende continuar trabalhando após a aposentadoria.
Para 44% dos entrevistados, o maior receio é a queda no padrão de vida. Os problemas citados por 31% foram "monotonia" e "ausência de novos desafios".
Montar um negócio próprio após a aposentadoria é a meta de 40% dos executivos. Trabalhar como autônomo é o objetivo de 9%.
A grande maioria (79%) está acompanhando as propostas de mudanças na Previdência. Para 52% dos entrevistados, faltam mais de 15 anos para a aposentadoria; para 28%, de 9 a 15 anos.
As maiores preocupações dos executivos em relação às mudanças da Previdência são a alteração no tempo de contribuição e o fim da aposentadoria especial.
Poucos profissionais (19%) aderiram a planos de previdência privada. Entre os planos citados, estão o da própria empresa, Bradesco e Prever, entre outros.
Dos entrevistados, 38% pretendem complementar a renda da aposentadoria com aluguel de imóveis e 27,5% com rendimentos de aplicações financeiras.
Ficar em casa descansando não é mais o sonho do executivo brasileiro -só 3% fariam essa opção. A maioria (68%) viajaria se tivesse rendimentos suficientes.

Texto Anterior: FHC sanciona nova lei sobre gravidez
Próximo Texto: Escola de hotelaria na Suíça tem 5 vagas
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.