São Paulo, terça-feira, 25 de abril de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Montoro Filho quer usar reservas brasileiras para financiar Banespa

LUIZ ANTONIO CINTRA
DA REPORTAGEM LOCAL

O secretário de Planejamento do Estado de São Paulo, André Franco Montoro Filho, afirmou ser a favor da utilização de parte das reservas do país para reduzir o custo mensal da dívida do Banespa.
O banco estadual paulista passaria a pagar ao Banco Central juros próximos de 23% ao ano sobre os recursos emprestados. Hoje, o Banespa rola suas dívidas no mercado financeiro a taxas que chegam a 65% ao ano.
"A única forma de sanear o Banespa é reduzir o custo de rolagem de suas dívidas, porque as taxas de mercado são impossíveis de serem administradas", disse o secretário.
A estratégia também seria interessante ao BC, segundo Montoro Filho, porque hoje as reservas são aplicadas no BIS -um banco internacional de compensações- com remuneração de 4% ao ano.
Nas contas do secretário, cada US$ 1 bilhão das reservas que fossem emprestados significariam para o Banespa economia próxima de US$ 50 milhões por mês no pagamento dos juros.
A proposta foi apresentada pelo Comitê de Defesa do Banespa, formado por representantes dos funcionários e dos governos paulista e federal, como parte das medidas para sanear a instituição.

Texto Anterior: Bancos oficiais farão campanha para mostrar importância de poupar
Próximo Texto: Lula critica em PE criação de partido; Associação de jornais debate gerenciamento; Ombudsman da Folha faz palestra hoje em SP
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.