São Paulo, terça-feira, 25 de abril de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

'É preciso ter foco numa realidade'

Sonia Penin, coordenadora da Cogesp (Coordenadoria de Ensino da Grande São Paulo).
"A questão da formação de professores e qualidade de ensino é uma discussão que eu tenho feito nos últimos 20, 25 anos. Eu discutia isso do lado da formação inicial, na universidade. Agora, numa coordenadoria de ensino, a questão é refletir principalmente do lado da formação continuada.
Em geral, trabalhamos com profissionais que já fizeram alguma formação inicial, uma universidade, algum magistério, e que no serviço tem que estar continuando.
Entre as diretrizes propostas por este governo (Mário Covas), uma das principais, é a de descentralização e desconcentração. A tônica geral antes era de chamar as pessoas -que nos anos recentes iam à FDE (Fundação para o Desenvolvimento da Educação).
Essa gestão tentou, justamente, reorganizar o papel da FDE e fazer ela servir a uma política de formação continuada da secretaria. Isso vai possibilitar alternativas -que não são nem escolhidas pelo órgão central, mas no nível das delegacias de ensino- para qual a melhor forma e qual a melhor instituição a fazer essa capacitação.
A idéia é discutir dados (de uma escola específica) e a partir daí pensar novos projetos de capacitação. Mas para isso é preciso as pessoas estarem olhando com o foco numa escola, numa realidade."

Texto Anterior: 'Educação é desatualizada'
Próximo Texto: 'Magistério deveria se abolido em SP'
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.