São Paulo, terça-feira, 25 de abril de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

'Educação é desatualizada'

Sylvia Figueiredo Gouvea, diretora do Grupo-Associação de Escolas Particulares.
"Nós temos alguns consensos: primeiramente, que educação é prioritária nas agendas governamentais. Por quê? Porque educação não é mais discutida no âmbito social.
A discussão passou para o campo econômico. Na hora que a educação passou a pesar no bolso das pessoas e das nações ela se tornou realmente prioritária.
Outro consenso: a educação é ineficiente e desatualizada. Não é na escola pública brasileira, é no mundo. Nós vemos que Inglaterra, Espanha, Estados Unidos estão reformulando seus currículos porque chegaram a essa conclusão.
Dentro da escola, qual é o processo central? O ensino-aprendizagem. O professor é o único capaz de dar sustentação didática e pedagógica a todo esse processo. E o que aconteceu com o professor? O professor, junto com o salário, perdeu sua identidade.
Eu acho que isso é uma coisa que não está muito clara nem para os próprios professores.
Eu acho que currículos, programas, planos de carreira, jornadas, materiais de ensino, aprendizagem, tudo que é básico para o funcionamento das escolas foram durante muito tempo decididos no nível central. Então o professor foi se acomodando em uma posição de inferioridade."

Texto Anterior: 'Escolas têm a ganhar com jovens'
Próximo Texto: 'É preciso ter foco numa realidade'
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.