São Paulo, terça-feira, 25 de abril de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Laudo culpa curva por queda de ônibus

AMAURY RIBEIRO JR.
DA AGÊNCIA FOLHA, EM CONCEIÇÃO DO MATO DENTRO

A curva que dá acesso à ponte na entrada do município de Conceição do Mato Dentro (MG) foi a principal causa do acidente com o ônibus da Viação Serro.
A conclusão é do laudo da perícia técnica da Polícia Civil ao qual a Agência Folha teve acesso com exclusividade. Até as 17h30 de ontem, havia sido registradas 24 mortes.
O ônibus caiu no rio Santo Antonio por volta de 8h30 de anteontem, após ter entrado na ponte, construída com madeira.
Segundo o laudo, os veículos de carga pesada têm de fazer quatro manobras sucessivas antes de entrar na curva: conversão à esquerda, marcha à ré, nova conversão à esquerda e alinhar em direção reta.
O laudo apontou que o motorista do ônibus, Marciano Vilário, fez as quatro manobras, mas entrou com as rodas fora do eixo principal da ponte, que acabou quebrando do lado esquerdo e jogando o ônibus para dentro do rio.
Os bombeiros resgataram mais três corpos ontem. Eles fracassaram na tentativa de içar o ônibus do rio, onde se espera encontrar corpos de mais vítimas -de 10 a 15, segundo a Polícia Militar.
Ontem, soldados da PM começaram um levantamento em fazendas próximas. "Esse ônibus parou em vários lugares para pegar passageiros. Estamos querendo saber quantas pessoas havia no ônibus no momento do acidente", disse o tenente Antônio Carlos, da PM.
O delegado Fernando Moraes disse que vai indiciar os responsáveis por homicídio culposo. Ele não quis indicar os nomes das pessoas que seriam responsabilizadas.
A ponte e o desvio foram feitos provisoriamente pela prefeitura enquanto se constrói uma outra ponte 200 metros adiante do acidente.
O prefeito Breno Costa (PFL) diz que a prefeitura não é responsável, mas sim o DER (Departamento de Estradas de Rodagem).
"O DER praticamente abandonou a região. Tive que fazer o desvio para construir uma ponte de concreto, já que as autoridades estaduais não fazem nada", disse.
Técnicos do DER fizeram vistoria ontem no local e não comentaram as acusações do prefeito.

Texto Anterior: Apostador faz planos milionários
Próximo Texto: Três cidades amanhecem de luto
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.