São Paulo, terça-feira, 25 de abril de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Japoneses têm mostra paralela

MARILI BRANDÃO

MARILI BRANDÃO
ESPECIAL PARA A FOLHA

A Trienal de Milão apresentou duas grandes mostras de interesse histórico: uma sobre design japonês e outra sobre design italiano.
A exposição de design japonês e a publicação do livro "Design Giapponese - Una Storia dal 1950" reconstrói o itinerário complexo percorrido pelo desenho industrial japonês a partir da década de 50.
O Japão saiu de uma difícil reconstrução assimilando com grande velocidade os avanços da tecnologia ocidental e conseguiu a partir da cópia criar um modelo próprio de design industrial. De outra parte souberam também preservar e tirar partido de sua própria cultura, como em seu design gráfico (veja cartaz acima).
Na década de 60, os japoneses colocaram no mercado produtos revolucionários como o radinho com transistor, à pilha, da Sony, e mais tarde o walkman, numa operação presente na cultura japonesa, que é a miniaturização dos objetos. (MB)

Texto Anterior: Minimalismo e articulações são destaque no evento
Próximo Texto: Milão tenta criar museu do setor
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.