São Paulo, terça-feira, 25 de abril de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Milão tenta criar museu do setor

MARILI BRANDÃO
ESPECIAL PARA A FOLHA

A exposição sobre a história do design italiano de 1945 a 1963 foi uma primeira tentativa de criar um museu do desenho industrial na Itália, o "Museu do Design da Trienal".
A escolha das peças, segundo seu curador Manolo De Giorgi, foi o de analisar a "cultura do projeto" em vez de peças de grande impacto estético. Foram assim escolhidos projetos que podem funcionar de modo didático, numa função mais adequada a um museu.
Na mostra estavam presentes peças que marcaram época como a motocicleta Vespa, de Corradino Ascanio, e o carro para duas pessoas "Izzeta", de 1953, que abria a porta na parte frontal do carro.
A mostra abordou ainda temas como produção de pequenas empresas, embalagem e gráfica do produto, iluminação, objetos de pequena série, escritório, tecidos e revestimento, além de ter uma área dedicada a Gió Ponti e Marco Zanuso, duas figuras emblemáticas do design italiano.
(MB)

Texto Anterior: Japoneses têm mostra paralela
Próximo Texto: Imprensa italiana destaca brasileiros
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.