São Paulo, terça-feira, 25 de abril de 1995
Próximo Texto | Índice

Gasolina aditivada limpa o motor

DA REPORTAGEM LOCAL

O uso de gasolina com aditivo, comercializada por quase todas as redes de distribuição, é bastante eficiente para limpar os componentes internos do motor.
Técnicos em preparação de motores, especialistas em combustíveis e motoristas que utilizam o produto atestam sua eficiência.
O assessor técnico de combustíveis Gilberto Aparecido Pavani, da Petróleo Ypiranga, explica que o aditivo misturado à gasolina possui ação detergente e evita a formação de goma (sujeira) no motor, além de combater as já existentes.
O acúmulo de sujeira nos componentes internos prejudica o desempenho normal do motor.
Nos carros com injeção eletrônica de combustível, por exemplo, a sujeira obstrui a superfície do bico que injeta o combustível para queimar no motor.
Como resultado, o motor começa a apresentar falhas, o que obriga o motorista a fazer nova regulagem na injeção eletrônica.
"Se o motorista, nessas condições, passar a usar com frequência a gasolina aditivada, os bicos serão desobstruídos e o motor passará até a consumir mais, o que exigirá nova regulagem da injeção", afirma Pavani.
O gerente de teste de motores da Volkswagen, Henry Joseph Jr., 44, também confirma a eficácia da gasolina aditivada.
Ele explica que a ação limpadora atinge todas as partes percorridas pelo combustível -desde a tubulação do tanque até as câmaras de combustão, dentro do motor.
Joseph Jr. diz que a limpeza completa das partes internas do motor acontece após oito a dez tanques. "Mas a partir do quarto tanque de uso o motorista já sente a diferença ao dirigir."
Segundo o preparador de motores Vinicius Losacco, 46, 30 de profissão, a gasolina aditivada ainda melhora o desempenho nas retomadas de velocidade.

Próximo Texto: Teste prova ação do combustível
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.