São Paulo, quarta-feira, 26 de abril de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Folha Informações atinge marca de 1 milhão

DO BANCO DE DADOS

O Folha Informações superou ontem a marca de um milhão de telefonemas recebidos desde abril de 1993, quando foi totalmente computadorizado.
São telefonemas em busca de informações tão diversas quanto as cotações do dólar, o preço da diária de uma faxineira ou os premiados com o Oscar.
Em comum com o Folha Informações de 1943, quando foi idealizado pelo poeta Guilherme de Almeida -então diretor da Folha- o Folha Informações de hoje tem o nome e a essência do serviço.
A marca fortaleceu por mais de meio século a intenção do jornal de se tornar a principal fonte de informação da comunidade.
Até 1992, atendentes respondiam, por telefone, qualquer informação solicitada -de uma breve biografia sobre Pedro Álvares Cabral à hora certa, do endereço de um restaurante às condições do tempo.
Há três anos o Folha Informações deu uma guinada tecnológica. O serviço, administrado pelo Banco de Dados Folha de S.Paulo, continua a dar informações por telefone -mas, agora, em vez de ser atendido por uma pessoa, quem liga é atendido automaticamente por um computador.
O sistema é interativo. Quem liga escolhe a informação que quer ouvir comandando, com o teclado ou o disco do seu telefone, os computadores instalados na Folha.
Perdas e ganhos
"Era o momento de informatizar o serviço e torná-lo mais eficiente, ainda que num primeiro momento perdesse em abrangência", diz Márion Strecker, 34, diretora do Banco de Dados Folha de S.Paulo e da Agência Folha.
"Antes, o leitor ficava em média dez minutos na linha para obter uma resposta", diz Strecker. "Hoje esse tempo foi reduzido para 1,5 minuto".
Para informatizar o serviço, o Banco de Dados formou parcerias com duas empresas de tecnologia de ponta: a Telesis Sistemas em Telecomunicações, representante da Octel, uma das maiores fornecedoras de equipamentos interativos dos EUA, e a paulista Tecnet.
O Folha Informações Dólar é o campeão de audiência. Desde o lançamento, em 20 de dezembro de 1993, até as 12h de ontem, foram 482.600 ligações atendidas.
A informatização trouxe várias vantagens, como o atendimento 24 horas, mas trouxe também dois problemas.
O primeiro é que os computadores têm hoje um índice estimado em 95% de reconhecimento dos comandos das pessoas que ligam, em vez de 100%.
Os leitores que têm problemas estão ligando, em geral, de aparelhos PABX ou de aparelhos de tecla com opção pulso-tom.
A maioria dos aparelhos de PABX são programados pelas empresas para transferência interna de ramal, impedindo com isto o acesso ao Folha Informações.
No caso de aparelho de teclas, em geral a ligação se completa com sucesso quando a pessoa muda a opção tom-pulso para tom, logo após ouvir a abertura.
O segundo problema é a força que a marca adquiriu em meio século de funcionamento: há ainda quem ligue em busca de informações tão variadas quanto a data de nascimento de Cristóvão Colombo ou o telefone de um restaurante -informações que o Folha Informações automático hoje não dá.
Maiores sucessos
Na fase eletrônica, 67 serviços foram ao ar. O primeiro foi o Folha Informações Plebiscito.
Lançado em 7 de abril de 1993, esclarecia os eleitores sobre a votação sobre forma e sistema de governo, realizada em 21 de abril daquele ano. Em 15 dias de funcionamento, recebeu 17.095 ligações.

Texto Anterior: Governo enfrenta hoje lobby das empreiteiras
Próximo Texto: Collor quer disputar a Presidência
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.