São Paulo, quarta-feira, 26 de abril de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Secretário compara cidade com o Vietnã

FERNANDA DA ESCÓSSIA
DA SUCURSAL DO RIO

O secretário de Segurança Pública do Rio, general Euclimar da Silva, comparou o crime organizado na cidade com as ações de guerrilha no Vietnã.
"Como os guerrilheiros, os criminosos têm os privilégios da iniciativa e da surpresa. Na guerra, esses são princípios valiosos", afirmou, numa palestra para empresários no IBEF (Instituto Brasileiro de Executivos de Finanças).
"Os guerrilheiros conseguiram vencer a resistência da maior potência mundial, os Estados Unidos. É claro que o Estado tem que enfrentar o crime, mas há dificuldades enormes", afirmou.
O general disse que a polícia tem que agir considerando as desvantagens da distribuição espacial.
Ele disse que o índice de criminalidade no Rio "não é bom", mas se recusou a fazer um balanço da segunda fase da Operação Rio.
A Operação Rio foi firmada por convênio entre os governos estadual e federal, durou de outubro a dezembro de 94 e iniciou a utilização de tropas militares no policiamento. O convênio foi renovado em março. As tropas só voltaram às ruas e estradas dia 3 de abril.
O secretário detalhou o plano de recuperação e rearmamento das polícias estaduais como um dos instrumentos para garantir o combate à violência.
A secretaria está instalando um sistema de comunicação para interligar todos os órgãos da segurança, dos carros da polícia ao gabinete do secretário.

Texto Anterior: Folha discute seguro nas licitações públicas
Próximo Texto: 'Exército não é a solução para o Rio'
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.