São Paulo, quarta-feira, 26 de abril de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Governo estuda dar incentivo a professor

DA AGÊNCIA FOLHA

em Belo Horizonte
O ministro da Educação, Paulo Renato de Souza, disse ontem, em Belo Horizonte (MG), que o governo estuda formas de incentivar professores a permanecerem nas universidades federais.
Segundo o ministro, a medida está sendo estudada conjuntamente com os reitores das universidades diante do aumento de pedidos de aposentadorias. Souza não citou números.
"Obviamente não podemos evitar a decisão individual dos professores (de se aposentarem), porque ela é um direito adquirido, mas temos que preservar o patrimônio das universidades", afirmou.
"Estamos estudando algumas medidas que poderão conservar por mais tempo alguns professores, seja na forma de bolsa ou de uma ajuda, para que permaneçam em atividade", afirmou o ministro.
Os pedidos de aposentadoria por parte dos professores aumentaram em razão do anúncio, pelo governo, da reforma da Previdência.
Souza disse o crescimento de solicitações de aposentadoria é "injustificado, na medida que, em nenhum momento, a reforma propõe afetar os direitos de aposentadoria já adquiridos".
"Os que já têm o direito adquirido vão mantê-lo em qualquer circunstância", afirmou ainda o ministro.
Souza foi a Belo Horizonte para participar da assinatura de convênio com o governo estadual no valor de R$ 8,8 milhões, referente ao programa de descentralização do livro didático.

Texto Anterior: Greve dos professores deve acabar sexta-feira
Próximo Texto: Bolsistas do CNPq têm pagamento atrasado
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.