São Paulo, quarta-feira, 26 de abril de 1995
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Rodízio de carros será facultativo

CLAUDIO AUGUSTO
DA REPORTAGEM LOCAL

O rodízio de carros que a Cetesb (Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental) vai estabelecer a partir de maio, ao contrário do que foi anunciado anteriormente, será facultativo. Quem não aderir ao sistema não sofrerá nenhum tipo de penalidade. O Estado vai tentar "convencer" o paulistano a deixar o carro em casa pelo menos uma vez por semana. O secretário estadual do Meio Ambiente, Fábio Feldmann, anuncia hoje esta e outras medidas da Operação Inverno.
Em janeiro, quando tomou posse como secretário, Feldmann defendeu o fechamento do centro aos automóveis. Como alternativa a esta medida, ele sugeriu o rodízio entre carros com placas de final par e ímpar. Metade da frota não circularia dia sim, dia não.
A redução do número de carros nas ruas é fundamental para controlar o nível de emissão de poluentes na atmosfera. Cerca de 90% da poluição atmosférica na Grande São Paulo é causada pelos veículos. Os outros 10% vêm de fonte industrial.
No inverno, a incidência de doenças respiratórias provocadas por poluição aumenta. O professor Paulo Saldiva, da Faculdade de Medicina da USP, tem pesquisas que relacionam o aumento da mortalidade entre a população maior de 65 anos ao acirramento dos índices de poluição.
Por isso, a Cetesb desenvolve, anualmente, a Operação Inverno, que objetiva reduzir os níveis de poluição entre maio e agosto.
Além de sugerir o rodízio de automóveis, a Cetesb fará campanhas também para estimular a utilização do Metrô e do transporte solidário (carro com o motorista e alguns passageiros).
O CPTran (Comando de Policiamento de Trânsito) vai intensificar a fiscalização sobre caminhões nas marginais Tietê e Pinheiros. A idéia é inibir a circulação de caminhões nos horários de pico e melhorar o trânsito.

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