São Paulo, quarta-feira, 26 de abril de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Guia de multimídia é obra para iniciados

CLÁUDIO CSILLAG
EDITOR-ASSISTENTE DE CIÊNCIA

O livro "Multimedia Developer's Guide" ("Guia para o criador de multimídia") atende às expectativas de quem compra uma obra com esse título ambicioso.
É uma obra para iniciados: é necessário saber programar em "C" e "C++" (linguagens bem mais sofisticadas que o "Basic", por exemplo).
Apesar de o primeiro capítulo ensinar de maneira didática e esquemática o que é multimídia, os 32 restantes abordam temas de tecnicidade crescente, incluindo funções do joystick (aparelho que substitui algumas funções do teclado) e formatos de armazenamento de dados.
O autor, Paul Perry, oferece vários exemplos de programas. Além disso, um CD-ROM que acompanha o livro traz demonstrativos de programas multimídia.
Fáceis de instalar no computador e de usar, servem de exemplo para quem não está habituado a programas multimídia para "Windows".
O livro é dividido em quatro partes. A primeira oferece o básico sobre multimídia, "ObjectWindows Library ("biblioteca" de pequenos programas prontos que acompanha compiladores Borland) e "Microsoft Foundation Classes (que vem com "Visual C++").
Com esses capítulos, o leitor vai aprender a utilizar ícones em telas multimídia, adicionar menus a uma janela principal e usar janelas de diálogo.
Na segunda parte, o autor apresenta algumas ferramentas de construção de arquivos multimídia, como o "Windows Help Engine" (para criar arquivos de ajuda), "Video For Windows" (para acrescentar clipes de vídeo aos programas) e "Autodesk Animator Pro" (programa para criar animações).
A terceira parte do livro descreve maneiras de aplicar técnicas de programação em multimídia para programas em "C++".
Os 15 capítulos dessa parte do manual abordam temas como a criação de documentos em texto, de imagens e de efeitos especiais. Um capítulo particularmente interessante é o que dá dicas sobre as formas de armazenar e distribuir os dados dos programas multimídia em um CD-ROM.
A quarta e última parte ensina conceitos e dá exemplos sobre MCI (media control interface), que é uma forma de ligar o computador a aparelhos como toca-CD, videodiscos e sequenciadores de MIDI (que gravam e tocam informações de MIDI, sigla em inglês para interface digital de instrumentos musicais).
O livro tem 1.154 páginas -20 de índice e 42 de índice remissivo.

ONDE ENCONTRAR LIVRARIA ATLAS: tel. (011) 881-8799

Texto Anterior: Empresários debatem conexão por computador
Próximo Texto: CD-ROM transforma micro em estúdio
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.