São Paulo, quarta-feira, 26 de abril de 1995
Próximo Texto | Índice

Ginger Rogers morre aos 83 anos

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

A atriz e dançarina norte-americana Ginger Rogers morreu ontem pela manhã em sua casa, em Rancho Mirage, na Califórnia (EUA), aos 83 anos.
A notícia foi divulgada pela médica Verónica Martínez, que informou apenas que a atriz morreu "de causas naturais".
Ginger ficou conhecida principalmente por suas parcerias com o ator e dançarino Fred Astaire em diversos musicais nos anos 30.
Em 1986, a atriz foi homenageada no filme "Ginger e Fred", do cineasta italiano Federico Fellini. Seu papel foi interpretado por Giulieta Masina, mulher do diretor. Marcelo Mastroianni fazia o papel de Fred.
Virginia Katherine McMath, seu nome verdadeiro, nasce em 16 de julho de 1911, em Independence (Missouri).
Aos 14 anos, ganha um concurso de charleston em Dallas (Texas). Adota o pseudônimo de Ginger Rogers (Ginger foi cedido por uma prima; Rogers era o sobrenome do padrasto).
Passa para o cinema no início dos anos 30. Atua em filmes pouco significativos, como "Inconstância" (1930), filmado em Nova York.
Vai para Hollywood no ano seguinte e, após uma série de filmes menores e uma carreira como atriz independente, é contratada pela RKO, onde encontra Fred Astaire.
Sobre a parceria, Ginger chegou a dizer: "Foi algo realmente mágico. Desde o início todos diziam que algo especial acontecia quando dançávamos juntos".
Ao lado do bailarino protagoniza várias comédias musicais, como "Voando para o Rio" (1933) e "O Picolino" (1935).
Em 1940, ganha o Oscar de melhor atriz por sua atuação em "Kitty Foyle", de Sam Wood.
Nos anos 40 era uma das atrizes mais bem pagas de Hollywood, por atuações em filmes como "Pernas Provocantes" (1942) e "Aqui Começa a Vida" (1945).
Ginger Rogers trabalhou durante cerca de 65 anos em teatro, cinema e televisão. No final dos anos 70, passou a usar uma cadeira de rodas.
Publicou sua autobiografia, "Ginger, My Story", em 1991. A atriz casou-se cinco vezes, mas não teve filhos.

Próximo Texto: Atriz foi a melhor parceira de Astaire
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.