São Paulo, quarta-feira, 26 de abril de 1995
Texto Anterior | Índice

Militar argentino pede desculpas; Desarme do IRA não tira tropas da Irlanda; Pasqua tenta atrair apoio de Le Pen; Nigéria dá mandato ilimitado a Abacha; David Duke propõe tatuar soropositivos; Argélia mata 9 supostos islâmicos; Gianni Agnelli é operado em NY; Premiê vence eleições na Malásia; Brasileiro acompanha diálogo na Guatemala

Militar argentino pede desculpas
O comandante do Exército argentino, general Martin Balza, pediu desculpas públicas em nome da instituição, pela primeira vez, por torturas e assassinatos cometidos na "guerra suja" contra a subversão durante a ditadura de 1976-83. "Não podemos mais negar o horror que vivemos. Só posso oferecer o firme compromisso de que não repetiremos os erros do passado". Ele ofereceu garantia de anonimato a qualquer militar que apresente novas informações sobre os "desaparecidos".

Desarme do IRA não tira tropas da Irlanda
O Reino Unido desvinculou a desmilitarização da Irlanda do Norte da entrega de armas pelo IRA (Exército Republicano Irlandês). O Sinn Fein, braço político do IRA, queria condicionar o desarmamento à saída de tropas britânicas.

Pasqua tenta atrair apoio de Le Pen
O ministro francês do Interior, Jacques Pasqua, propôs a adoção do voto misto (distrital e proporcional) nas eleições parlamentares. Ele tenta obter apoio da Frente Nacional de Jean-Marie Le Pen a Jacques Chirac no segundo turno da eleição presidencial, contra o socialista Lionel Jospin, o mais votado domingo, no primeiro turno.

Nigéria dá mandato ilimitado a Abacha
A conferência constitucional nigeriana deu ao líder militar Sani Abacha um mandato de prazo ilimitado. Abacha, que chegou ao poder num golpe em 1993, deveria passar o governo a um presidente eleito em 1996.

David Duke propõe tatuar soropositivos
David Duke, 44, ex-líder da organização racista branca dos EUA Ku Klux Klan, propôs fazer uma tatuagem fosforescente nas partes genitais dos portadores do vírus da Aids (HIV), para que eles sejam reconhecidos.

Argélia mata 9 supostos islâmicos
Nove argelinos armados foram mortos por tropas do governo em duas operações perto da capital, Argel, contra supostos fundamentalistas muçulmanos.

Gianni Agnelli é operado em NY
O presidente da Fiat, Gianni Agnelli, foi operado numa clínica de Nova York de um aneurisma na aorta, uma dilatação anormal na parede do vaso sanguíneo.

Premiê vence eleições na Malásia
A coalizão do primeiro-ministro Mahathir Mohammad ganhou 128 das 192 cadeiras em disputa para o Parlamento da Malásia, nas eleições gerais de segunda-feira e ontem.

Brasileiro acompanha diálogo na Guatemala
O secretário-geral das Nações Unidas, Boutros Boutros-Ghali, nomeou o diplomata brasileiro Gilberto Schittler como seu enviado especial para acompanhar as negociações de paz entre o governo da Guatemala e a guerrilha do país centro-americano

Texto Anterior: Iraquiana perde filho
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.