São Paulo, quarta-feira, de dezembro de
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Radiação de Tchernobil matou 125 mil pessoas

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

Mais de 125 mil pessoas morreram na Ucrânia entre 1988 e 1994 em decorrência do acidente na usina nuclear de Tchernobil, segundo o Ministério da Saúde ucraniano.
Apenas no ano passado morreram 532 pessoas que haviam sido encarregadas da limpeza das zonas contaminadas pela radiação que escapou de um dos quatro reatores da usina em 26 de abril de 1986.
"A radiação repercutiu na piora generalizada da situação demográfica e do estado de saúde da população da Ucrânia, afirmou o ministro Andrei Serdiuk.
Segundo ele, aumentaram as doenças no sangue, no sistema nervoso, nos órgãos digestivos e respiratórios.
O chefe da comissão de especialistas encarregada de investigar as causas do acidente nuclear, Gemma Firsova, disse que falhas no projeto da usina causaram o vazamento radiativo em 1986.
A versão oficial atribuiu a tragédia a uma falha humana.

Texto Anterior: O CONFLITO EM RUANDA; GRUPOS ÉTNICOS EM RUANDA
Próximo Texto: Desarme do IRA não tira tropas da Irlanda; Pasqua tenta atrair apoio de Le Pen; Inundações atingem norte da Itália; Russo acha 20 kg de explosivos no lixo; Nigéria dá mandato ilimitado a Abacha; David Duke propõe tatuar soropositivos; Argélia mata 9 supostos islâmicos; Gianni Agnelli é operado em NY; Judeus protestam contra Menem; Premiê vence eleições na Malásia
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.