São Paulo, quarta-feira, 26 de abril de 1995
Texto Anterior | Índice

CD-ROM; Fé cristã; D. Paulo; Folha; Islã; Senna; Tortura; Covas; Bolívia

CD-ROM
"Vimos pela presente parabenizar todos os envolvidos na elaboração do CD-ROM Folha 94. Afinal um CD-ROM que respeita o consumidor. Um CD-ROM realmente útil a qualquer nível de usuário. Um CD-ROM que prova que, a um preço final acessível, é possível fazer um produto de alta qualidade, que atende e ultrapassa as expectativas do usuário. O CD-ROM Folha 94 é impressionante pelo: conteúdo; facilidade de acesso às informações; quantidade e qualidade das informações. Encontramos no CD-ROM Folha 94 o primeiro CD-ROM brasileiro que respeita o usuário."
Erasmo Mario de Jesus Martinez, presidente da Associação Brasileira de Defesa da Cidadania e do Consumidor (São Paulo, SP)

Fé cristã
"O colunista da Folha sr. Hélio Schwartsman periodicamente se serve do jornal para assacar princípios da fé cristã. Em meados de dezembro de 1993, escreveu um artigo com o qual procurava ligar o cristianismo a uma 'jogada de marketing'. No dia 14 último, sexta-feira santa dos cristãos, volta o sr. Hélio a atacar a fé da maioria do povo brasileiro, ao misturar reforma política com a reforma e contra-reforma histórica. Enquanto pessoas de respeito, como o rabino Henry Sobel, o falecido jornalista Samuel Wainer e os brilhantes Alberto Dines e Gilberto Dimenstein sempre tiveram respeito, aparece um menos iluminado para tentar destruir a boa convivência das religiões no Brasil e sabotar o ecumenismo."
Antônio Carlos de Sousa (São Paulo, SP)

D. Paulo
"Como católica fervorosa, acompanho com vivo interesse este pingue-pongue que se iniciou entre uma alma em busca do messias e o sacerdote que não fala do mestre. Todos os dias rezo para que o Senhor abrevie o dia da aposentadoria deste pastor que só nos leva ao deserto, juntamente com todos os que o rodeiam. Parabéns, continue assim, e que o Espírito Santo o ilumine e faça aumentar todos os dias este maravilhoso dom da palavra escrita que Josias de Souza tem."
Maria Thereza Ribeiro da Cunha Pereira (São Paulo, SP)

"Que pena, Josias. Sempre que lia seus artigos, na segunda página da Folha, admirava-os, achando você uma pessoa dotada de um espírito crítico de alto nível. Mas que pena. O que foi que deu em você? Depois das ironias despejadas sobre o cardeal de São Paulo, no dia 17/4, e agora então, com as do dia 24/4, onde, após descontar todos os seus ataques indigestos sobre o mons. Arnaldo Beltrami, 'oferece a outra face', só posso 'rezar', como pede, movida por um profundo sentimento de pena, além de oferecer-lhe minha humilde sugestão: que tal, Josias, dada a primariedade do nível que manifesta, você matricular-se num cursinho de catecismo de primeira comunhão, para obter respostas às suas insistentes questões, aliás, muito interessantes, sobre as fundamentais verdades da fé cristã. Garanto que qualquer criança de boa-fé sabe respondê-las devidamente."
Celestina Célia Giacomini (São Paulo, SP)

"O sr. Josias de Souza muito tem acertado em sua coluna, todavia ele foi muito infeliz por criticar a entrevista de d. Paulo Evaristo Arns. Tal crítica não tem fundamento."
Ilson Rodrigues Pais (São Paulo, SP)

Islã
"Depois de esperar os noticiários para poder analisar com prudência e sem parcialidade o triste episódio de Oklahoma, pude constatar que a maioria da mídia, logo que aconteceu o fato horrendo, atacou e acusou imediatamente os muçulmanos e o Islã. Mas a verdade, aos poucos, foi sendo revelada, e os próprios norte-americanos ultradireitistas foram os responsáveis pela página negra na história dos EUA. Os EUA, que tanto fomentam a discórdia entre países, preferencialmente do Oriente Médio, tiveram o gosto amargo do sofrimento em sua própria gente. Desequilibrados e fanáticos agem pelo mundo afora com explosões e gases venenosos, e quem leva a culpa e passa a sofrer perseguições são os muçulmanos e o Islã, que nada têm a ver com o que acontece no mundo louco ocidental, pornográfico, viciado e sem a presença de um deus único, que não gerou e nem foi gerado -Allah- para ajudar a fazer da humanidade um povo só, voltado para o bem."
Fernando Islam Al-Egypto (Rio de Janeiro, RJ)

Senna
"Pela dor que ainda sentimos parece que foi ontem que perdemos o nosso campeão, mas já está fazendo um ano. Lembrar sua inteligência e determinação pelo que fazia talvez não seja o mais importante, pois cada um de nós tem isso vivo na memória. Mas o exemplo de amor à pátria que ensinou a todos nós é preciso lembrar sempre, pois sem egoísmo fazia questão de dividir sua alegria com todos, comemorando com nossa bandeira em punho a vitória."
Orlando Lovecchio Filho (Santos, SP)

Banespa
"É incrível como uma instituição financeira pode suportar tanta pressão, como o Banespa está suportando, de todos os meios de comunicação, com manchetes que nem sempre espelham o que dizem as matérias. Até lá no exterior fazem comparações. O mais incrível é que o Banespa está forte, continua sendo a 'força da nossa gente'. Quem está fraco é o Estado, que deve e não paga. Muitas soluções já foram apresentadas, inclusive pelos funcionários que lutam por seu emprego, mas muito mais pela preservação do patrimônio do povo paulista. E nada, nem o governador decide, nem o Banco Central, nem o governo federal, ninguém decide, só acontece a guerra na grande imprensa contra o banco."
Paulo Cesar Ferreira da Costa (São José do Rio Preto, SP)

Folha
"A Folha seguramente é o maior jornal do Brasil, e incontestavelmente um dos maiores do mundo. O lamentável é que para chegar a tal posto a nossa Folha precisou perder sua capacidade de exercitar a democracia."
Joaquim Santo Turim (São Paulo, SP)

Tortura
"A reportagem de Luís Nassif, na edição de 23/4, revela mais uma malfadada faceta dos porões da ditadura militar. Os documentos encontrados no Dops do Paraná comprovam a utilização de tortura contra presos políticos. No final de 93, tive a oportunidade de realizar um levantamento em alguns documentos do arquivo militar do Dops paranaense e já naquela época denunciamos o uso da tortura pelos órgãos de repressão. Este período da história não deve ser esquecido. Salve a democracia. Ditadura nunca mais."
Irineu Mário Colombo, deputado estadual pelo PT-PR (Curitiba, PR)

Covas
"Extremamente infelizes as declarações do governador Mário Covas. Pouco importa aos professores se o governador encontrou problemas bem maiores do que os que ele previa. Um político com experiência tem obrigação de prever e de achar soluções no espaço de tempo mais curto possível, e mais ainda de saber que só se promete o que pode se cumprir. Se não estava preparado para cobranças, o tucano não deveria nem ter se candidatado."
Teresa Jorge (São Paulo, SP)

Bolívia
"As entidades representativas de docentes e funcionários das universidades estaduais paulistas (USP, Unesp e Unicamp) e do Centro Estadual de Educação Tecnológico Paula Souza, reunidas no Fórum das Seis, manifestam seu veemente repúdio à decretação de estado de sítio na Bolívia e exigem o imediato restabelecimento do Estado de Direito e das garantias constitucionais, bem como o fim dos campos de concentração e isolamento. Docentes e funcionários não podem aceitar que, à violência neoliberal, à manipulação dos meios de comunicação e ao uso de práticas 'fujimoristas', adicione-se agora a prática ditatorial de decretação de estado de sítio, como pretexto para isolar, prender e intimidar pessoas que lutam legitimamente pelos interesses nacionais e da população."
Angelo Rafael Barreto, coordenador do Fórum das Seis Entidades -Adusp, Adunicamp, Adunesp, STU, Sintusp, Sinteps, Sintunesp (São Paulo, SP)

Texto Anterior: OAB, uma herança preocupante
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.