São Paulo, quinta-feira, 27 de abril de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Trabalhadores rurais tentam ver FHC

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA; DA AGÊNCIA FOLHA EM BELO HORIZONTE

Ao final de uma passeata de 1.200 trabalhadores do campo pela Esplanada dos Ministérios, a Contag (Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura) tentou ontem forçar uma audiência de última hora com o presidente Fernando Henrique Cardoso.
Às 15h, depois de chegar a menos de dois metros da rampa do Palácio do Planalto -pegando de surpresa toda a segurança do presidente-, representantes da Contag, junto com o presidente da entidade, Francisco Urbano, e o da CUT, Vicente Paulo da Silva, o Vicentinho, tentaram ser recebidos por FHC.
O presidente havia entrado pelos fundos do palácio e enviou seu secretário particular, Francisco Grazziano, para conversar com uma comissão de sindicalistas.
Eles se recusaram a entregar um documento com reivindicações dos trabalhadores rurais a Grazziano. Limitaram-se a entregar a cópia de uma nota.
Vicentinho ainda tentou negociar, saindo da comissão. "Vai ver que o problema é a CUT (Central Única dos Trabalhadores). Se for o caso, sobe só a Contag", disse. Diante da recusa dos demais sindicalistas, tudo voltou à estaca zero.
Vicentinho disse que não teme ter dificuldades em conversar com FHC por causa das manifestações contrárias ao governo protagonizadas pela CUT.
"Minha grande vontade é que o presidente fosse recebido com carinho por onde passasse. Mas ele tem de ter postura de carinho com seu próprio povo", afirmou.
O presidente da CUT disse que a orientação é para que as manifestações continuem. "Mas não concordamos com agressão", disse.
Cerca de 1.200 sindicalistas que participam em Brasília do sexto congresso da Contag acompanhavam Urbano e Vicentinho.
Após deixar o Planalto, eles foram até o STF (Supremo Tribunal Federal) para protocolar uma nota de repúdio a uma decisão do tribunal suspendendo algumas desapropriações de terras para reforma agrária.
No congresso, que termina amanhã, a Contag deve decidir pela filiação à CUT.
Protesto em Minas
A CUT está organizando uma manifestação durante a permanência de FHC em Uberaba (MG), no próximo sábado. FHC vai ao Triângulo Mineiro participar da abertura da 61ª Exposição Nacional do Gado Zebu.

Colaborou a Agência Folha em Belo Horizonte

Texto Anterior: Comissão aprova a reeleição do presidente
Próximo Texto: Intimação já divide grupo de Genoino
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.