São Paulo, quinta-feira, 27 de abril de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Explosão em fábrica de PE mata pelo menos 3

FÁBIO GUIBU
DA AGÊNCIA FOLHA, EM RECIFE

Uma explosão na fábrica de pólvora Pernambuco Powder (25 km de Recife-PE) deixou pelo menos três mortors. Segundo a Polícia Civil, há ainda 19 feridos e 11 desaparecidos.
A empresa afirma que quatro funcionários morreram e seis estão hospitalizados. O acidente aconteceu às 8h50, quando 36 pessoas trabalhavam no local.
Até as 20 h de ontem, três corpos haviam dado entrada no IML (Instituto Médico Legal).
Segundo a direção da fábrica, o acidente atingiu somente a linha de produção. A empresa não divulgou a quantidade de pólvora estocada no local nem sua produção. Também não soube dizer qual a causa do acidente.
O risco de novas explosões levou a polícia a interditar a indústria, instalada em meio a uma floresta, numa área de 40 hectares, equivalente à da Baía de Guanabara, no Rio.
Este foi o segundo acidente do tipo envolvendo a fábrica, fundada em 1890. Em julho de 1982, 11 pessoas morreram no local.
A explosão de ontem foi ouvida a oito quilômetros de distância. O impacto, segundo os bombeiros, abriu crateras de 300 m2.
Árvores foram queimadas e destroços foram lançados a uma distância de 500 metros. Casas localizadas a 700 metros do local tiveram vidros quebrados.
"A cena era terrível. Os corpos estavam mutilados, irreconhecíveis", afirmou o soldado Adriano, da PM (Polícia Militar).
"Resgatamos dois corpos, um sem o braço direito e outro com o rosto totalmente desfigurado", afirmou o soldado.
Segundo os bombeiros, a fábrica não havia renovado seu atestado de regularidade, documento que comprova que os equipamentos de segurança estavam de acordo com a lei.
A empresa afirma que toda a documentação exigida tanto pelo Exército quanto pelo Corpo de Bombeiros estava em dia.

Texto Anterior: Polícia prende envolvido em chacina de três
Próximo Texto: Homem pula em rio e se salva
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.