São Paulo, quinta-feira, 27 de abril de 1995 |
Texto Anterior |
Próximo Texto |
Índice
Rede Carrefour mantém liderança pelo quinto ano
MÁRCIA DE CHIARA
A vice-liderança ficou com o Grupo Pão de Açúcar, seguido pela rede Sendas, Bompreço e Paes Mendonça. Apesar de o Carrefour ser líder desde 1990, nos últimos três anos está diminuindo a distância entre a empresa e o Pão de Açúcar, no total das vendas do setor. Isso é o que revela pesquisa da Nielsen, consultoria especializada em marketing. Em 1992, o Carrefour estava 6,1 pontos percentuais na frente do Pão de Açúcar; em 1993 a diferença caiu para 5,3 pontos percentuais e, no ano passado, chegou a 4,7 pontos percentuais. "A empresa que tem chance de explodir no ranking de 1995 é o Pão de Açúcar", prevê Firmino Rodrigues Alves, presidente em exercício da Apas. Motivo: o Grupo Pão de Açúcar tem lojas muito pulverizadas e bem localizadas. Como a tendência observada desde a entrada do real é a de o consumidor comprar mais vezes nos supermercados mais próximos de casa, a empresa que tiver essa estrutura deve crescer mais rapidamente, explica Alves. Sem revelar a estratégia da sua empresa, José Simão, diretor-executivo do Pão de Açúcar admite, porém, que as suas lojas menores estão em pontos privilegiados. A única mudança entre as dez primeiras redes do ranking foi que o Paes Mendonça ultrapassou o Bompreço. Tudo indica que no ranking de 1995 deve ocorrer uma mexida com a chegada da Wal- Mart e o fato das redes francesas Casino e Continente já estarem sondando o mercado. (MCh) Texto Anterior: O erro é da realidade Próximo Texto: Setor de massas tem queda de 7% em abril Índice |
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress. |