São Paulo, quinta-feira, 27 de abril de 1995
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Rede Carrefour mantém liderança pelo quinto ano

MÁRCIA DE CHIARA
DA REPORTAGEM LOCAL

Pelo quinto ano consecutivo, quem liderou o ranking de vendas entre os 391 maiores supermercados, foi o Carrefour. A empresa faturou R$ 3,2 bilhões em 1994.
A vice-liderança ficou com o Grupo Pão de Açúcar, seguido pela rede Sendas, Bompreço e Paes Mendonça.
Apesar de o Carrefour ser líder desde 1990, nos últimos três anos está diminuindo a distância entre a empresa e o Pão de Açúcar, no total das vendas do setor.
Isso é o que revela pesquisa da Nielsen, consultoria especializada em marketing.
Em 1992, o Carrefour estava 6,1 pontos percentuais na frente do Pão de Açúcar; em 1993 a diferença caiu para 5,3 pontos percentuais e, no ano passado, chegou a 4,7 pontos percentuais.
"A empresa que tem chance de explodir no ranking de 1995 é o Pão de Açúcar", prevê Firmino Rodrigues Alves, presidente em exercício da Apas.
Motivo: o Grupo Pão de Açúcar tem lojas muito pulverizadas e bem localizadas.
Como a tendência observada desde a entrada do real é a de o consumidor comprar mais vezes nos supermercados mais próximos de casa, a empresa que tiver essa estrutura deve crescer mais rapidamente, explica Alves.
Sem revelar a estratégia da sua empresa, José Simão, diretor-executivo do Pão de Açúcar admite, porém, que as suas lojas menores estão em pontos privilegiados.
A única mudança entre as dez primeiras redes do ranking foi que o Paes Mendonça ultrapassou o Bompreço. Tudo indica que no ranking de 1995 deve ocorrer uma mexida com a chegada da Wal- Mart e o fato das redes francesas Casino e Continente já estarem sondando o mercado.
(MCh)

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