São Paulo, quinta-feira, 27 de abril de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Walcott, Enzensberger e Todorov vêm a SP

DA REPORTAGEM LOCAL

A terceira edição do evento Banco Nacional de Idéias, realizado anualmente, trará a São Paulo em maio o poeta caribenho Derek Walcott, 64, o ensaísta e crítico de cultura alemão Hans Magnus Enzensberger, 65, e o linguista franco-búlgaro Tzvetan Todorov, 55.
O ciclo de debates, que este ano terá como tema "Multiculturalismo, Transculturalismo, Sincretismo Cultural", contará também com a presença do antropólogo Darcy Ribeiro, do arquiteto Oscar Niemeyer e dos poetas Haroldo de Campos e Régis Bonvicino (veja programação ao lado).
Os poetas Waly Salomão e Antônio Cícero, curadores do evento, afirmaram anteontem à noite, em entrevista coletiva, que o tema deste ano permitiu ao Banco Nacional de Idéias voltar ao espírito extra-acadêmico de sua primeira edição, há dois anos.
No ano passado, por seu próprio tema -"O Relativismo Enquanto Visão do Mundo"-, os debatedores eram quase todos filósofos.
A vinda do alemão Enzensberger, que também é poeta, coincidirá com o lançamento no país de dois de seus livros de ensaios, "Mediocridade e Loucura" (Ática) e "Visões da Guerra Civil" (Companhia das Letras).
Waly Salomão lembrou que Todorov esteve no Brasil "há mais de 20 anos, quando era só linguista". Hoje o intelectual francês de origem búlgara estuda as relações interculturais. Seu livro mais influente nessa linha é "A Conquista da América" (Martins Fontes).
"Não faria sentido chamar críticos literários para debater com Walcott. Resolvemos trazer um poeta transbabélico como Haroldo de Campos e o Jules Laforgue da garoa, Régis Bonvicino", disse.
Cícero e Salomão relataram seu encontro com Walcott na ilha de Santa Lucia, onde o poeta vive. "Ele tem um tipo de inserção na vida comunal que faz lembrar Jorge Amado", afirmou Salomão.

Texto Anterior: Guerreiro está sempre vigilante
Próximo Texto: Com 'Atos e Omissões', Bosco Brasil traz dramaturgia aos tempos de hoje
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.