São Paulo, quinta-feira, 27 de abril de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Editora recusa Coelho 4 vezes

ANDRÉ FONTENELLE
EDITORA RECUSA COELHO 4 VEZES

Anne-Marie Metailié afirma que lhe ofereceram publicar Paulo Coelho quatro vezes: "Recusei todas. Para mim, não é literatura".
Publicado pela editora Anne Carrière, "O Alquimista", de Coelho, se tornou a galinha dos ovos de ouro da Carrière.
Anne-Marie Metailié garante que não está arrependida, nem literária, nem financeiramente.
"Parabéns para a colega que o publicou. Mas não posso botar Coelho com Machado de Assis. Não é o mesmo time de futebol."
"Memorial de Aires" ganhou, em francês, o nome de "Ce que les Hommes Appellent Amour" ("O que os Homens Chamam Amor"), verso do poeta britânico Shelley citado no livro.
Anne-Marie explica que não pôde manter o título original. "Nenhum francês compraria um livro com um título desses. É difícil explicar por quê."
Ela se manteve fiel a títulos como "Dom Casmurro" e "Quincas Borba", mas acabou por se render às evidências. "Já é difícil entender a literatura brasileira. Se ainda é preciso entender os títulos..."
Na contracapa do livro de Machado, um elogio do britânico Salman Rushdie: "Por detrás de García Márquez, há Borges e detrás de Borges, fonte e origem de tudo, Machado de Assis."
(AFt)

Texto Anterior: França descobre o Brasil em sete livros
Próximo Texto: Coluna Joyce Pascowitch
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.