São Paulo, quinta-feira, 27 de abril de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Conflito no Burundi mata um

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

Pelo menos um soldado do Exército do Burundi (África Central) morreu e seis ficaram feridos em choques com homens armados, supostamente da etnia hutu, em Bujumbura, a capital.
Um porta-voz do Exército, dominado por tutsis, disse que as tropas entraram no subúrbio hutu de Kamenge em busca de ladrões que assaltaram uma indústria têxtil no sábado, ferindo três operários.
Segundo a agência "Burundi Press", porém, 12 pessoas, inclusive dois soldados, foram mortos nos conflitos em que o Exército buscava cinco jovens tutsis sequestrados.
Como em Ruanda, país vizinho, a população do Burundi é composta na maioria por hutus. A minoria tutsi domina o Exército e o governo é sustentado por uma coalizão frágil entre as duas etnias.
No mês passado houve denúncias de massacres cometidos pelo Exército contra refugiados hutus de Ruanda em campos no Burundi.
O Exército negou os massacres, dizendo que cerca de 20 hutus haviam sido mortos por guerrilheiros da própria etnia hutu.
Europeus e norte-americanos fugiram de Bujumbura após conflitos entre militantes tutsis e hutus. Teme-se mais violência étnica.

Texto Anterior: Ruanda nega saída a refugiados hutus
Próximo Texto: UE investiga 'cartel' do papel
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.