São Paulo, quinta-feira, 27 de abril de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Irmãos Nichols renegam Estado

CARLOS EDUARDO LINS DA SILVA
DE WASHINGTON

Os irmãos James e Terry Nichols, que são acusados de conspiração para construir explosivos ilegais junto com o principal suspeito pelo atentado do dia 19 em Oklahoma City, levaram a extremos sua indignação contra o governo federal dos EUA.
James Nichols, 41, fazendeiro, renunciou à cidadania norte-americana, se recusava a usar licença de motorista ou placas em seu carro e tentava pagar contas com dinheiro ou cheques feitos em sua própria casa.
Terry Nichols, 40, ex-estudante de Medicina e ex-soldado do Exército, devolveu seu título de eleitor ao governo.
Eles se casaram com duas irmãs descendentes de poloneses, mas se divorciaram em 1988. James tem um filho de 10 anos. Terry, em 1993, perdeu em um filho de 2 anos, de um segundo casamento. Ele tem uma filha adolescente.
O passatempo preferido dos dois irmãos era a construção de bombas, inclusive as feitas com fertilizantes e óleo combustível, elementos usados nos explosivos detonados em Oklahoma City.
Dezenas de bombas e armas foram encontradas pela polícia nas casas dos dois: a de James em Decker, Michigan (região norte do país), e a de Terry em Kerington, Kansas (região centro-norte ocidental).
Embora responsáveis pela Milícia de Michigan neguem, várias pessoas dizem ter visto os irmãos em reuniões da entidade.
O principal suspeito da explosão de Oklahoma City, Timothy McVeigh, trabalhou na fazenda de James e serviu o Exército junto com Terry.
Testemunhas dizem que McVeigh e Terry compraram armas juntos numa loja em Ogden, Kansas, e eram parceiros constantes em bares da região.
Terry também ia à pequena propriedade de McVeigh em Kingman, Arizona, onde os dois faziam explosões experimentais.
Os três compartilham ideais políticos de extrema direita e de rejeição a qualquer tipo de interferência estatal na vida dos cidadãos.
(CELS)

Texto Anterior: Oklahoma pára em memória das vítimas
Próximo Texto: Japão detém especialista químico da seita Aum
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.