São Paulo, quinta-feira, 27 de abril de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

País exige pouco dos brasileiros

EDSON FRANCO
DA REPORTAGEM LOCAL

Entre todos os países europeus, Portugal é hoje o mais benevolente no que diz respeito à admissão de visitantes vindos do Brasil.
Segundo o conselheiro de imprensa da Embaixada de Portugal em Brasília, Luís Sousa, turistas brasileiros podem passar até 90 dias (prorrogáveis por mais 90) em território lusitano sem a necessidade de visto.
Além disso, dos 90 dias que o turista pode passar nos países signatários do Acordo de Schengen sem a necessidade de visto (exceto na França), ele pode chegar a Portugal, zerar as contas e passar mais 90 dias no país.
Assim sendo, quem quiser passar dez dias em Portugal, por exemplo, deve dispor de pelo menos US$ 550.
"É o mínimo que a pessoa precisa para não morrer de fome e conseguir um teto temporário em Portugal", diz Sousa.
A atual postura que Portugal tem para com os visitantes brasileiros é uma retomada do Acordo de Supressão de Vistos, assinado entre o país e o Brasil em 9 de agosto de 1960.
Esse acordo teve sua validade abalada em 1993. Naquele ano, aconteceram seguidos casos de expulsão de brasileiros de Portugal.
Por conta disso, os dois países chegaram a abandonar a política de conceder tratamento diferenciado nas relações bilaterais.
(EF)

Texto Anterior: Veja quais são os termos do acordo
Próximo Texto: Países permitem visita de três meses sem visto
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.