São Paulo, quinta-feira, 27 de abril de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Veja quais são os termos do acordo

EDSON FRANCO
DA REPORTAGEM LOCAL

Assinado em 1993 e vigorando desde 1º de janeiro deste ano, o Acordo de Schengen tem como signatários Luxemburgo, Bélgica, Holanda, Itália, França, Alemanha, Espanha, Grécia e Portugal.
Em seu segundo parágrafo o acordo determina que sua função é: "Assegurar a livre circulação de pessoas, independentemente da sua nacionalidade, abolindo os controles nas fronteiras internas da União Européia."
Além disso, o acordo determina que os países signatários devem adotar controles uniformes para a admissão de visitantes estrangeiros em seus territórios.
Esses controles têm três exigências básicas:
O visitante deve provar possuir dinheiro suficiente para bancar sua estada durante o tempo que se propõe a ficar no país; não pretender exercer atividade profissional; e não representar perigo para a lei e a ordem pública.
Proteção
O objetivo maior dos países signatários do documento é manter os países protegidos da entrada de criminosos e imigrantes ilegais.
Além do problema da França, a plena vigência do acordo encontra obstáculo em um problema de ordem técnica e financeira.
Os países-membros ainda não têm um banco de dados unificado para o controle da entrada de estrangeiros em seus territórios.
(EF)

Texto Anterior: França ainda exige visto de brasileiros
Próximo Texto: País exige pouco dos brasileiros
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.