São Paulo, sexta-feira, 28 de abril de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Em crise no PSDB, Ciro se une a pedetista

FERNANDO DE BARROS E SILVA
ESPECIAL PARA A FOLHA

Em pé de guerra com o ministro do Planejamento, José Serra, e visto com muitas reservas pela cúpula do PSDB que ocupa o poder, o ex-ministro da Fazenda, Ciro Gomes, em viagem ao Brasil, está preparando em Harvard (EUA) uma série de artigos em que deve propor alternativas para o país e fazer críticas à condução da atual política econômica do governo.
A série de textos será assinada em parceria com o professor titular da Universidade de Harvard, Roberto Mangabeira Unger, brizolista histórico considerado, ao lado do senador Darcy Ribeiro (RJ), o maior intelectual do PDT.
Os textos, que devem vir a público entre o fim de maio e o início de junho, atenderiam a uma dupla expectativa de seus autores.
Pelo lado de Ciro, visam a abrir espaço fora do raio de influência do PSDB para sua volta à política, preparando o terreno para seu projeto maior, que é a sucessão de Fernando Henrique Cardoso.
Pelo lado de Mangabeira, atendem ao propósito de atrair Ciro para o campo das esquerdas, ocupando um lugar hoje considerado vago, já que Brizola parece liquidado politicamente, e Lula é visto como alternativa de poder inviável depois de duas derrotas consecutivas à sucessão presidencial.
Mangabeira, que tem estimulado a aproximação entre Lula e Brizola, chegando a defender nos bastidores a união entre os dois partidos, não esconde sua admiração pessoal por Ciro Gomes, em quem enxerga um líder emergente dentro da tradição populista, segundo ele positiva num país onde a maioria da população é composta de marginalizados e trabalhadores não-organizados.
"Há bastante convergência entre o que pensamos", disse à Folha por telefone Mangabeira, sem adiantar o conteúdo dos artigos.
"A idéia é começarmos a formular alternativas à política atual. Não vamos fazer nada muito conjuntural, mas sim coisas programáticas. O enfoque destes textos será mais de longo prazo", resumiu Mangabeira.

Texto Anterior: Santos consegue 'segurar' o PMDB
Próximo Texto: Ex-ministro está no Brasil
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.