São Paulo, sexta-feira, 28 de abril de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

'Senna não ignorava riscos'

ROGÉRIO SIMÕES
DO ENVIADO A BOLONHA

A Williams ainda não sabe até quando terá que esperar para que seja decidido se o chefe da equipe, Frank Williams, e seu diretor técnico, Patrick Head, serão processados ou não pela morte de Senna.
Os resultados da perícia técnica italiana mostram que o acidente foi causado pela quebra da coluna de direção do carro, mas a equipe não está convencida disso.
Em entrevista à Folha, em Bolonha (Itália), um dos advogados da Williams, Claudio Naccarato, 53, criticou os resultados da perícia italiana.
Naccarato disse que Senna sabia dos riscos que corria, porque tinha participação direta nas decisões sobre a preparação do carro.(RS)

Folha - Como a Williams tem visto a investigação até agora?
Claudio Naccarato - Ainda não há nada de definitivo. Mas estamos muito decepcionados com o resultado, porque pensávamos que, após um ano, a perícia fosse de melhor qualidade.
Nossos resultados são completamente diferentes. Vamos fazer uma contra-perícia e só vamos poder ter uma palavra definitiva depois que virmos o carro, que está apreendido. Por enquanto, é como um médico que faz um diagnóstico de um paciente por telefone.
Folha - Você pode provar que a Williams não teve culpa?
Naccarato - Mesmo supondo que a causa foi a quebra da coluna de direção, você tem que verificar se isso implica alguma responsabilidade, porque não é um simples caso de um mecânico que deixou uma peça fora do lugar.
A F-1 é experimentação. E Ayrton sabia disso muito bem. Para vencer Schumacher, ele tinha o carro na sua condição-limite e só podia ser desse jeito. Se Ayrton dizia: "reduza a coluna de direção, coloque isso para cima ou para baixo", se eu sou o mecânico ou o engenheiro, não iria dizer a ele como preparar o carro, porque ele era o piloto.
Folha - Leonardo Senna continua insistindo na existência de imagens de TV feitas de dentro do carro de Senna...
Naccarato - Eu não as tenho e não sei onde estão, mas a perícia diz que elas não existem. Mas eu sei muito bem que a família de Senna não faz nenhuma reivindicação para a Williams. Frank Williams diz que, no dia em que descobrir as verdadeiras razões do acidente, ele mesmo contará ao pai de Senna, porque Ayrton era como um filho para ele.
Folha - A Williams pretende culpar o circuito de Imola pelo acidente?
Naccarato - Se houver responsabilidades relacionadas ao circuito, isso vai aparecer. Não vamos defender ou acusar o circuito.
Folha - Você acha que este é um caso difícil para a equipe?
Naccarato - É delicado, porque a Justiça italiana é muito lenta, muito cuidadosa.

Texto Anterior: Williams quer acesso a carro
Próximo Texto: Adriane visita curva Tamburello
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.